Avaliação de Preço

O preço do combustível etanol

  • O que é o etanol combustível?
  • Como avaliamos o etanol?
  • Evolução do Mercado do Etanol

O que é o etanol combustível?

O etanol compõe uma fração crescente do consumo geral de combustível na maioria dos países. Os investimentos se aceleraram drasticamente na última década, principalmente no Brasil, EUA e Europa, pois os governos dessas regiões implementaram políticas ambiciosas e metas obrigatórias para combustíveis renováveis.O crescimento exponencial do consumo de etanol foi impulsionado por vários aspectos, incluindo segurança energética, necessidade de enfrentamento de questões relacionadas às mudanças climáticas e redução de emissões de gases, além de um esforço para criar e apoiar novos empregos na agricultura e biotecnologia.Hoje, os EUA e o Brasil juntos representam cerca de 90% do etanol produzido e consumido no mundo. Nos EUA, o etanol já representa cerca de 10% do mercado de gasolina e o consumo deve mais que dobrar até 2022.No Brasil, o etanol pode ser usado como biocombustível independente em mais da metade da frota de veículos leves do país, graças à ampla introdução de carros flex, que podem funcionar com gasolina ou etanol ou qualquer mistura dos dois.A Platts publica vários benchmarks de preços de etanol adaptados a mercados específicos nos EUA, Brasil, Europa e Ásia, usados pela indústria para gerenciar riscos neste crescente mercado e ao longo de toda a cadeia de combustíveis de transporte.Os preços da Platts para o etanol nos mercados de Chicago e Roterdã também são usados pelas bolsas para liquidar contratos de derivativos.

Como avaliamos o etanol?

As avaliações Platts de preço do etanol são baseadas em dados de mercado robustos e transparentes que incluem, entre outros, ofertas de compra e venda, expressões de interesse para negociar e negociações confirmadas durante o processo Market On Close todos os dias. Na Europa, o etanol é avaliado em euros por metro cúbico e reflete o valor negociável e repetível o valor de mercado spot às 16h30, no horário de Londres. Nos EUA, o etanol é avaliado em centavos por galão e reflete o valor de mercado às 13h30, no horário de Houston.A Platts coleta dados sobre preços em um amplo segmento do mercado, que inclui produtores e distribuidores de etanol, bem como traders agrícolas, misturadores de combustíveis e refinarias.Os dados coletados pela Platts são integralmente publicados no nosso serviço em tempo real, Platts Biofuels Alert, e são resumidos na publicação diária, Biofuelscan.

Evolução do Mercado do Etanol

A Platts começou a avaliar o etanol em Chicago em 2003 e, em Roterdã, em 2007. Desde então, a Platts expandiu seu conjunto de ofertas para incluir 9 avaliações diárias independentes de preços físicos do etanol nos EUA, 1 no Brasil, 4 no noroeste da Europa e 6 na Ásia.Além disso, a Platts introduziu avaliações de preço do etanol para swaps de etanol liquidados financeiramente nos EUA e na Europa, bem como indicadores de preço para créditos do Número de Identificação Renovável dos EUA para o ano atual e os próximos.Nós trabalhamos continuamente com os principais stakeholders da indústria, a fim de garantir que nossas avaliações de preço evoluam alinhadas às mudanças das condições do mercado. A Platts realiza, regularmente, fóruns sobre metodologia, seminários pela Internet e reuniões pessoais para a troca de ideias sobre o futuro do etanol.

Metodologia e Especificações

Veja todas as metodologias para agricultura
Veja todas as metodologias para agricultura

Veja todos os produtos e serviços de agricultura