Nós fazemos as avaliações de fenol e acetona a cada semana. Historicamente, na Ásia, tanto o fenol quanto a acetona eram avaliadas em base CFR China e CFR Sudeste Asiático, mas agora os preços também serão avaliados em base CFR Índia, a fim de capturar maior liquidez do mercado spot.O fenol, também conhecido como ácido carbólico, é um sólido cristalino branco que, historicamente, era produzido através da oxidação do 1-metil etil benzeno, normalmente chamado de cumeno, que é feito de benzeno. Começando com benzeno e propeno, o processo tem três etapas, e o único outro grande produto é o 2-propanona, ou acetona. Os derivativos do fenol incluem resinas fenólicas, bisfenol-A (BPA), caprolactama, ácido adípico. A acetona, também reconhecida como 2-propanona ou dimetil-cetona, é amplamente utilizada como produto químico intermediário na fabricação de outros produtos químicos. A Acetona é utilizada basicamente na fabricação de produtos comerciais, tais como plásticos acrílicos utilizados como substituto de vidros, ou em letreiros, luminárias e mostruários. A acetona também é utilizada em conjunto com o fenol na produção de BPA.
As avaliações semanais CFR Índia são baseadas nas últimas informações fornecidas pelo mercado até o fechamento da janela de avaliação às 16:30, horário de Singapura (08:30 GMT), às terças-feiras. Para fins de avaliação, a Platts leva em consideração as transações e indicações de transação de fenol ASTM D2439-96, normalizadas para os carregamentos-padrão da Platts. As avaliações de preço spot refletem carregamentos spot de 500 a 2.000 t, para entrega em 15-30 dias a partir da data de publicação, em JNPT, Kandla e Hazira. O pagamento é por carta de crédito de 30-90 dias, com tarifa antidumping (AD) aplicável de até US$ 90/t, normalizada de acordo com os padrões da Platts.Também para fins de avaliação, a Platts leva em consideração as transações de acetona ASTMD329, normalizadas de acordo com os padrões.As avaliações de preço spot refletem carregamentos spot de 500 a 1.000 t, para entrega em 15-30 dias a partir da data de publicação, em Mumbai, Kandla, Hazira e Vizag. O pagamento é por carta de crédito de 30-90 dias, com tarifa antidumping (AD) aplicável de até US$ 80/t, normalizada de acordo com os padrões da Platts.
As avaliações de fenol e acetona CFR China foram lançadas no dia 16 de maio de 2006, assim como as mesmas avaliações em base CFR Sudeste Asiático.Nos últimos anos, a demanda por fenol aumentou na Índia. Entretanto, a oferta doméstica não acompanhou o ritmo do crescente consumo de solventes no país. A restrição da oferta de propileno, a falta de infraestrutura adequada e o fato de que muitas plantas de larga escala não são integradas às unidades de matéria-prima impediram a ativação de novas plantas de solventes na Índia. Apenas dois fabricantes de solventes – Hindustan Organic Chemicals and SI Group India – atuam no país atualmente.Mas com fabricantes domésticos cuja capacidade é muito inferior à escala global, as importações de solventes cobrem bem mais que 80% do consumo da Índia, e fazem do país um importador renomado no mercado internacional.Enquanto isso, a dependência da China para com as importações já está diminuindo, e pode cair ainda mais devido à autossuficiência promovida pela ativação de novas plantas em 2015. No mesmo ano, as empresas Shanghai Sinopec Mitsui Chemicals, CEPSA Quimica e Formosa Chemicals & Fibre Corp. ativaram novas plantas. As três plantas, que têm capacidade de produção combinada de 800 mil t/ano, aumentaram a capacidade de produção total do país para aproximadamente 2,5 milhões de t.A maior oferta e a demanda doméstica estável significam que a Índia provavelmente será um alvo cada vez maior da China, devido aos preços lucrativos no mercado indiano.