Avaliação de Preço

Carvão CIF ARA 6.000 NAR

  • O que é o CIF ARA 6.000 NAR?
  • Como avaliamos o CIF ARA 6.000 NAR?
  • Evolução do Mercado CIF ARA 6.000 NAR - uma Breve História

O que é o CIF ARA 6.000 NAR?

O Platts CIF ARA 6.000 NAR é uma avaliação diária de preço do carvão térmico enviado da Colômbia, Rússia, África do Sul, Polônia, Austrália ou EUA para o centro comercial do noroeste da Europa em Amsterdã, Roterdã e Antuérpia, considerando um período de 15-60 dias à frente. O termo ‘6.000 NAR' refere-se ao valor calorífico líquido (valor de aquecimento) do carvão em quilocalorias por quilograma. A estrutura de entrega da avaliação foi alterada a partir de 1º de março de 2013, para uma janela de entrega de 15 a 60 dias à frente a partir da data da publicação, de uma janela de 90 dias anteriormente. A mudança foi feita porque a Platts acredita que uma janela de entrega mais curta reflete mudanças estruturais no mercado físico de carvão-vapor. O surgimento de um próspero mercado de importação do Pacífico reduziu drasticamente a necessidade da Bacia do Atlântico em importar carvão de destinos distantes com tempos de navegação mais longos. O CIF ARA 6.000 NAR é uma importante avaliação do preço do carvão, refletindo o preço spot do carvão de qualidade padrão da indústria, 6.000 kcal/kg NAR, adquirido principalmente por empresas europeias e ocasionalmente transportados por barcaça da região de ARA por meio de uma rede de rios e canais até a usina elétrica no interior da Bélgica, Holanda, Alemanha e França. A avaliação de preço CIF ARA 6.000 NAR está disponível nesses serviços.

Como avaliamos o CIF ARA 6.000 NAR?

Nossa equipe de experientes repórteres do mercado de carvão entrevista um amplo grupo de participantes ativos do mercado, incluindo, entre outros, produtoras, consumidores, traders e corretores diariamente. A Platts valoriza muito sua capacidade de descobrir negócios de tonelagem física estabelecidos, que constituem a melhor indicação do verdadeiro valor de mercado para um determinado carvão. Na ausência de negócios confirmados, as avaliações levam em conta as ofertas de compra e venda firmes que atendem às diretrizes da metodologia Platts. As ofertas de compra e venda devem aumentar ou diminuir em incrementos realistas para inclusão na avaliação. Nossa avaliação diária CIF ARA 6.000 NAR reflete o valor de mercado spot negociável e repetível dessa especificação cada vez mais importante de carvão precisamente às 17h00, no horário de Londres. Diariamente, publicamos ofertas de compra e venda, expressões de interesse em negociar e negócios confirmados durante nosso processo de avaliação Market on Close. As informações são resumidas em comentários diários de mercado em nosso boletim Coal Trader International.

Evolução do Mercado CIF ARA 6.000 NAR - uma Breve História

A Platts começou a avaliar semanalmente o mercado de carvão térmico CIF ARA 6.000 kcal/kg NAR na década de 1990, e começou a publicar as avaliações diárias em 2007. A Europa é o principal centro de demanda da Bacia do Atlântico, com Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha tendo as maiores participações nas importações de carvão-vapor. Apesar de alguns altos e baixos desde a crise financeira de 2008, a demanda física europeia por carvão-vapor continuou relativamente robusta ao longo dos anos, embora os volumes tenham caído em relação aos níveis anteriores à crise de crédito. Cerca de 150 milhões de toneladas foram embarcadas para a Europa em 2012. Como resultado da Diretiva Grandes Plantas de Combustão, que exigia que usinas de energia ineficientes atendessem a novos padrões de emissões por meio de modernização ou desligamento, várias plantas a carvão antigas no Reino Unido e na França foram desativadas em 2013. No entanto, o recente baixo custo do carvão-vapor importado, bem como as margens de lucro mais altas da geração de energia com base em carvão após os custos de emissões - os spreads clean dark - em relação à geração com base em gás, apoiaram o mercado do carvão nos últimos anos. Ainda há dúvidas sobre se a nova capacidade de geração com base em carvão planejada vai se concretizar devido à oposição ambiental e às restrições dos preços mais baixos da eletricidade, limitando as margens de lucro. No entanto, até hoje, o mercado do noroeste da Europa continua sendo um ponto focal crucial para o comércio de carvão-vapor e ostenta o mercado mais ativo e líquido de derivados de carvão-vapor, com volumes negociados de 1,63 bilhão de toneladas em 2012.