* A ADUC, associação argentina de defesa do consumidor, entrou com uma ação coletiva contra o Banco de Galicia y Buenos Aires SA a respeito da taxa de câmbio aplicada pelo banco para a venda de moeda estrangeira para viagens e turismo no exterior, informou o Grupo Financiero Galicia SA. O banco acredita que uma resolução desfavorável para o caso não terá impacto significativo sobre os ativos dos acionistas.
MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL
* A OCDE pediu ao Panamá para alinhar-se imediatamente às normas internacionais de transparência fiscal após o vazamento dos Papéis do Panamá, informou o BNamericas. "O Panamá é o último país que resiste e continua a permitir a ocultação de recursos "offshore" perante as autoridades fiscais e legais", teria dito Angel Gurría, secretário-geral da OCDE.
* O presidente do Panamá Juan Carlos Varela disse que o governo criará uma comissão autônoma para avaliar as práticas financeiras do país após o vazamento dos Papéis do Panamá, informou a Reuters.
* A Infonacot, uma agência que fornece crédito para a classe trabalhadora no México, pretende levantar cerca de 1,95 bilhão de pesos mexicanos com a venda de um título de três anos em 8 de abril, informou o El Financiero.
* O crescimento dos depósitos à vista em bancos mexicanos caiu para 12,2% em janeiro, em relação aos 14,8% no mês anterior, informou o El Economista, citando a BBVA Research.
* O total da carteira de crédito do setor de cooperativas de poupança e crédito do México caiu 53,2% ao ano no final de 2015, informou o El Economista, citando dados da CNBV, comissão nacional de operações bancárias e valores mobiliários.
* A MetLife Inc. investirá 200 milhões de pesos mexicanos para abrir um centro de distribuição global em Querétaro, no México, informou o El Financiero. O escritório iniciará operações no quarto trimestre.
CARIBE
* Alejandro Garcia Padilla, governador de Porto Rico, assinou um projeto de lei de emergência, em 6 de abril, segundo o qual o governo pode suspender os pagamentos de dívidas, informou a Reuters.
BRASIL
* As retiradas de poupança no Brasil ultrapassaram os depósitos em cerca de 5,38 bilhões de reais em março, segundo dados do Banco Central do Brasil. Este é o terceiro mês consecutivo em que as retiradas superaram os depósitos no país.
* Elizabeth Littlefield, presidente da Overseas Private Investment Corp., com sede nos EUA, disse ao BNamericas que o Brasil tem uma perspectiva econômica sólida no longo prazo em comparação com outras nações da América Latina. A executiva observou, no entanto, que o país realmente enfrenta "grandes desafios" no curto prazo.
* Um relatório do Congresso brasileiro recomendou o avanço do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, de acordo com a Bloomberg News.
* Em carta aos acionistas, Jamie Dimon, presidente e CEO do JPMorgan Chase & Co., disse que o banco pode perder 2 bilhões de dólares no Brasil se a economia do país continuar sob o intenso estresse atual. A empresa tem uma exposição pública ao Brasil de aproximadamente 11 bilhões de dólares, disse o executivo, acrescentando que o banco não pretende sair do Brasil.
* O China Construction Bank Corp. solicitou permissão aos reguladores chineses para injetar 200 milhões de dólares de capital na unidade brasileira China Construction Bank (Brasil) Banco Múltiplo S/A, informou o Valor Econômico. A medida ocorre após dois anos consecutivos de prejuízos para a subsidiária brasileira. O China Construction Bank espera receber aprovação para a injeção até o final do primeiro semestre.
* O Banco Central do Brasil nomeou uma comissão para investigar o colapso financeiro do Banco Azteca do Brasil SA, que está em liquidação extrajudicial desde janeiro, informou o Diário de Pernambuco.
REGIÃO ANDINA
CONE SUL
* Os funcionários do Banco de la Provincia de Buenos Aires fizeram uma paralisação no trabalho e interditaram algumas das agências do banco na Argentina, como parte de um protesto contra demissões e baixos salários, informou o Cronista. O sindicato dos bancários da Argentina convocou uma greve nacional em 14 de abril para exigir um aumento salarial superior a 30% e a reintegração dos trabalhadores demitidos.
PANORAMA DA AMÉRICA LATINA
* A Contego Underwriting, com sede em Londres, que fornece serviços de seguros e resseguros aos setores da construção e engenharia, abriu um escritório em Miami para atender ao crescente mercado latino-americano, informou o BNamericas.
Paula Mejía contribuiu para esse artigo.
The Daily Dose tem um prazo editorial de 8:00 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.