* O Banco Central do Brasil divulgou um acordo definindo os requisitos para o Banco Bradesco SA com relação à sua recente aquisição do HSBC Bank Brasil SA - Banco Múltiplo, informou o Valor Econômico. O Bradesco terá que manter todas as agências do HSBC em municípios onde não há a presença de outros bancos, além de manter as taxas de serviço inalteradas por cinco anos, entre outros requisitos. O descumprimento poderá acarretar multas de até 176 milhões de reais.
MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL
* Após registrar quedas por três meses consecutivos, a produção industrial no México ajustada sazonalmente cresceu 0,3% de abril para maio, informou o The Wall Street Journal, citando o instituto nacional de estatística do país.
* A Unidade de Análise Financeira do Panamá e a agência reguladora do setor de seguros e resseguros do país, SSRP, ofereceram treinamento a 150 corretores para prevenção contra lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo e outros crimes, informou o Capital Financiero.
CARIBE
* O governador de Porto Rico, Alejandro Garcia Padilla, disse que o território norte-americano pode ser excluído dos mercados de títulos de dívida por mais dois anos após o calote de 779 milhões de dólares de sua dívida em 1º de julho, informou a Reuters. "Nossos desafios ainda não foram superados e a prosperidade não voltará da noite para o dia", disse ele, acrescentando que "Porto Rico não conseguirá enfrentar ainda mais austeridade".
BRASIL
* As vendas no varejo no Brasil caíram 9% em maio no comparativo anual e 1% em relação ao mês anterior, informou a Bloomberg News, citando a agência nacional de estatística, IBGE. As vendas não devem se recuperar no terceiro trimestre, já que o país ainda atravessa uma forte recessão.
* O Banco Pottencial SA está firmando uma joint-venutre com a startup de tecnologia financeira Contro.ly que levará o nome Banco Neon, informou o Valor Econômico. A parceria representa uma oportunidade de sobrevivência para o Banco Pottencial, uma instituição de pequeno porte com um volume total de ativos de 170 milhões de reais e que corria o risco de fechar as portas. O Banco Neon terá como foco serviços bancários digitais voltados para uma clientela jovem.
REGIÃO ANDINA
* Renzo Ricci, gerente geral do fundo de pensão peruano AFP Prima, disse que uma lei recente que permite que pensionistas saquem parte de sua poupança para comprar casas reduzirá o retorno esperado para os fundos em longo prazo, informou a Reuters.
CONE SUL
* O Ministro da Fazenda da Argentina Alfonso Prat-Gay anunciou que o World Bank Group aprovou três empréstimos para o país, totalizando 845 milhões de dólares. Os empréstimos serão usados em projetos de infraestrutura, programas sociais e medidas para mitigar as mudanças climáticas.
* Como parte da estratégia trienal para transformar a Argentina em um hub regional, a JPMorgan Chase & Co., com sede em Nova York, contratou cerca de 450 funcionários no país neste ano no final de junho, informou a Bloomberg News.
* O Banco Central de la República Argentina manteve a taxa de juros de 35 dias, também chamada Lebac, em 30,25%, informou o Cronista. A medida surpreendeu muitos analistas que esperavam que o banco central continuasse com o ciclo de cortes na taxa.
* O Credit Suisse Group AG baixou sua previsão para crescimento do PIB do Chile em 2017 de 3% para 2,3%, citando as difíceis condições globais, especialmente a votação no Reino Unido pela saída da União Europeia, informou o Diario Financiero. O banco manteve a previsão de crescimento do PIB em 2% para 2016.
PANORAMA DA AMÉRICA LATINA
Paula Mejía contribuiu para esse artigo.
The Daily Dose tem um prazo editorial de 8:00 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.