trending Market Intelligence /marketintelligence/en/news-insights/trending/nk__Jsh962_3i6O5-Oqhxw2 content esgSubNav
In This List

CADE investiga BM&FBOVESPA; Fenaban propõe acordos salariais de 2 anos

Blog

Banking Essentials Newsletter: June Edition, Part - 2

Blog

Insight Weekly: Fed's policy stance; overdrafts under scrutiny; energy stocks rally

Case Study

A Chinese Bank Strengthens its Credit Risk Assessments

Blog

Latin American and Caribbean Market Considerations Blog Series: Focus on LGD


CADE investiga BM&FBOVESPA; Fenaban propõe acordos salariais de 2 anos

* O regulador antitruste brasileiro CADE instaurou um inquérito sobre alegadas práticas anticoncorrência pela BM&FBOVESPA SA – Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros, informou o Valor Econômico. A investigação foi desencadeada por uma queixa apresentada pela ATS Brasil e pela Americas Clearing System, duas empresas que tinham planos para lançar uma bolsa de valores alternativa no Brasil.

* Em debates em curso com os sindicatos que estão em greve por aumento de salários, a federação brasileira de bancos FENABAN propôs a adoção de um novo modelo em que todos os acordos salariais seriam válidos por dois anos em lugar de apenas um, informou o Valor Econômico. As negociações entre os dois lados continuarão em 28 de setembro.

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

* O regulador de valores mobiliários panamenhos SMV adotou várias novas medidas, incluindo a criação da Divisão de Prevenção e Controle de Operações Ilícitas, destinada a assegurar a conformidade do país com as normas internacionais contra a lavagem de dinheiro, informou o Capital Financiero, citando a superintendente da SMV, Marelissa Quintero de Stanziola. A nova divisão tem atualmente oito funcionários, mas o regulador espera dobrar esse número em 2017.

* O Banco Invex SA Institución de Banca Múltiple Invex Grupo Financiero, do México, lançou um aplicativo móvel chamado Invex Control, que permite aos clientes ativar e desativar seus cartões de crédito a fim de evitar fraudes, informou o El Economista.

* A UNIFIN Financiera S.A.B. de C.V. SOFOM E.N.R. emitiu 400 milhões de dólares em títulos a uma taxa fixa de 7,25% em setembro, o que permitirá à empresa obter economias de custo financeiro anual de 50 milhões de pesos mexicanos, informou o El Economista, citando o CEO Luis Barroso.

CARIBE

* A S&P Global Ratings revisou sua designação de CreditWatch das notas BB- para o crédito de contraparte e de força financeira da Sagicor Life Inc. de "em desenvolvimento" para negativa. A ação reflete o fato de que uma mudança para cenário positivo para a empresa não é mais possível devido ao rebaixamento recente, pela S&P, de suas notas soberanas em Barbados, onde fica a sede da Sagicor Life.

BRASIL

* A economia do Brasil poderá crescer 0,5% em 2017, depois de encolher 3,5% em 2016, com o apoio dos investimentos corporativos em virtude da crescente confiança e de um aumento esperado da produção das empresas, declarou a Moody's. Os bancos continuarão avessos ao risco no cenário atual, mas podem aumentar suas carteiras de empréstimos mais rapidamente se a confiança melhorar, de acordo com a agência de classificação de risco.

* O mercado de resseguros do Brasil registrou um lucro líquido de 510 milhões de reais no primeiro semestre, um aumento de 14,6% em relação aos 445 milhões de reais no mesmo período do ano passado, segundo a Terra Brasis Resseguros declarou em uma prévia do seu relatório sobre o mercado de resseguros. Os volumes brutos de resseguro (sem comissão) pagos pelas seguradoras brasileiras cresceram 11,5% no período, atingindo 4,9 bilhões de reais.

* Em seu relatório trimestral sobre a inflação, o Banco Central do Brasil declarou que espera que a inflação atinja 4,4% em 2017, número ligeiramente inferior à meta oficial de 4,5%, segundo a Bloomberg News. Isso marcaria o primeiro período em que a inflação no país atingiria a meta do banco central desde 2009.

* Os brasileiros têm o menor nível de confiança em seus políticos de todos os 138 países pesquisados pelo Fórum Econômico Mundial, informou o Financial Times. O país caiu seis posições, para o número 81, no índice de competitividade global do Fórum Econômico Mundial.

* A Moody's rebaixou a nota de depósito de longo prazo em escala nacional do Banco PSA Finance Brasil SA de Aa1.br para Aa2.br e revisou a perspectiva das notas de depósito de longo prazo em moeda local e estrangeira do banco para negativa. A medida segue a conclusão do acordo de joint venture sob o qual o Banco Santander (Brasil) SA adquiriu 50% das ações do Banco PSA.

* A empresa de investimentos brasileira Gavea Investimentos SA reduziu sua participação no conglomerado de açúcar, energia e alimentos Cosan Ltd. de 8,23% para 4,55%, informou o Valor Econômico, citando um comunicado da Cosan.

* Maurício Marcellini Pereira, ex-diretor de investimentos do fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal, o Funcef, recebeu aprovação para retomar suas funções no conselho da empresa imobiliária Gafisa, informou o Valor Econômico. Ele foi temporariamente suspenso da posição no início setembro, em meio a uma investigação sobre suposta fraude em quatro dos maiores fundos de pensão estatais do Brasil, incluindo o Funcef.

REGIÃO ANDINA

* O Equador obteve 1 bilhão de dólares com a emissão de títulos seniores sem garantia a 10,75%  no mercado dos EUA, informou a Reuters. Os títulos vencem em 28 de março de 2022.

* A S&P Global Ratings atribuiu notas de crédito de emissor de curto e longo prazo de A-/A-2 ao Fondo Financiero para el Desarrollo de la Cuenca del Plata, com perspectiva estável. As notas da organização financeira multilateral refletem seu perfil financeiro muito forte e seu perfil de negócios moderado.

CONE SUL

* O Banco Central de la República Argentina manteve sua taxa de referência de 35 dias em 26,75% após o corte da taxa durante oito semanas consecutivas. A inflação mensal no nível geral caiu drasticamente para 0,6% em agosto, em comparação a 2,3% no mês anterior, segundo o banco central declarou em um comunicado.

* O Itaú CorpBanca anunciou que Héctor Valdés renunciou ao cargo de membro do conselho da empresa em 31 de agosto. O banco designou Pedro Samhan Escandar para substituir Valdés como um diretor independente até a próxima Assembleia Geral Anual dos acionistas da empresa.

* O regulador bancário do Chile, SBIF, declarou que atualmente não tem planos de tomar medidas legais contra a empresa de investimentos Think & Co., que está sob investigação por irregularidades financeiras, segundo informou o Diario Financiero. O proprietário da empresa, Rafael Garay, recentemente desapareceu.

* A associação bancária argentina AB anunciou que entrará em greve durante as duas últimas horas comerciais em 28 de setembro e 29 de setembro para protestar contra o fato de não ter sido atendida em diversas demandas trabalhistas, informou o El Cronista.

A S&P Global Inc. adquire S&P Global Ratings e Global Market Intelligence.

Paula Mejía contribuiu para esse artigo. 

The Daily Dose tem um prazo editorial de 8:00 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.