trending Market Intelligence /marketintelligence/en/news-insights/trending/ByAnY3jv-nPcaCOySqN35Q2 content
Log in to other products

Login to Market Intelligence Platform

 /


Looking for more?

Contact Us
In This List

Esteves anuncia volta ao BTG, mas sua função na empresa ainda é incerta

Banking Essentials Newsletter - November Edition

Online Brokerage Space Should Remain Rich Source Of M&A

University Essentials | COVID-19 Economic Outlook in Banking: Rates and Long-Term Expectations: Q&A with the Experts

Estimating Credit Losses Under COVID-19 and the Post-Crisis Recovery


Esteves anuncia volta ao BTG, mas sua função na empresa ainda é incerta

* Após sua liberação da prisão domiciliar, André Esteves falou com funcionários do BTG Pactual Group na sede do banco para anunciar sua volta à empresa, mas não especificou qual será sua função, informou a Bloomberg News, citando "três pessoas com conhecimento da reunião improvisada". Segundo as fontes, é pouco provável que Esteves volte ao cargo de CEO tão cedo, mas pode assumir uma posição de liderança consultiva. O Valor Econômico informou ainda que Esteves conversou com os sete principais parceiros do BTG sobre qual será sua posição na empresa. Em nota separada, o jornal disse que Esteves ainda está sendo investigado como parte do inquérito de corrupção Lava Jato.

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

* O Credit Suisse Group AG contratou um grupo de gerentes de patrimônio mexicanos vindos do UBS Group AG, informou o Financial Times, citando "banqueiros a par da negociação". Embora o número de funcionários envolvidos na contratação não esteja claro, o FT estima que seja entre 12 e 30.

* A Fitch Ratings atribuiu à Crédito Real S.A.B. de C.V. Sociedad Financiera de Objeto Múltiple os ratings BB+ e B para probabilidade de inadimplência de emissor em moeda local e estrangeira de longo prazo e curto prazo, respectivamente. Os ratings refletem a participação moderada da empresa no mercado financeiro do México, seu modelo de negócio bem-sucedido e a diversificação gradual de sua carteira de crédito para outros segmentos além dos de empréstimos sobre folha de pagamento.

* O Grupo Financiero Interacciones SA de CV divulgou receita líquida de 508 milhões de pesos mexicanos no primeiro trimestre, um aumento de 24,21% em relação aos 409 milhões de pesos ganhos no mesmo período no ano anterior. A carteira de crédito do banco cresceu 10,71% no comparativo anual, chegando a 87,35 bilhões de pesos.

* O Infonavit, fundo nacional mexicano de habitação popular para trabalhadores, e a associação de bancos do México ABM assinaram um acordo para reduzir as taxas de juros sobre empréstimos para compra da casa própria a fim de ampliar o acesso ao financiamento habitacional, informou o El Financiero.

* A AXA Seguros S.A. de C.V. lançou um novo produto que oferece seguros de vida para aposentados e permite que eles complementem sua poupança, informou o El Economista. De acordo com dados oficiais, apenas 13% dos mexicanos fizeram alguma poupança para a aposentadoria.

CARIBE

* A Atlas Mara Ltd. disse que se reuniu com um consórcio de investidores para discutir a possível aquisição da participação de 62,3% do Barclays Plc no Barclays Africa Group Ltd. e a possibilidade de fundir a Atlas Mara à empresa negociada na bolsa de Joanesburgo.

* A Fitch Ratings confirmou os ratings BBB- de probabilidade de inadimplência de emissor de longo prazo em moeda local e estrangeira de Aruba, com perspectiva estável. Os ratings são baseados nos avanços do governo para estabilizar as contas públicas.

* A Standard & Poor's Ratings Services rebaixou os ratings de emissor de longo prazo da Republic Financial Holdings Ltd. de BBB+ para BBB. A S&P manteve a pontuação BICRA para Trinidad e Tobago no grupo 5, que inclui os bancos com rating "bbb-" que operam no país.

BRASIL

* A Moody's atribuiu ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul os ratings Ba2 e Não Prime, para emissor de moeda local global de longo e curto prazos, respectivamente. O rating Ba2 reflete o papel de desenvolvimento do banco nos estados relativamente prósperos do sul do Brasil, a solidez de seus ativos, embora a qualidade venha se deteriorando, bem como sua forte lucratividade e capitalização adequada.

* A comissão parlamentar brasileira responsável por investigar fraudes contra o Fisco votou a favor da convocação do banqueiro Joseph Safra para depor sobre alegações de que sua organização teria pago propina a autoridades fiscais do governo para reduzir sua dívida tributária, informou O Estado de S. Paulo. Ainda não foi marcada uma data para a audiência da comissão.

* O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social desembolsou um total de 18,1 bilhões de reais no primeiro trimestre, uma queda de 46% em relação ao mesmo período no ano passado, disse o banco.

* Os maiores bancos com ações negociadas na bolsa no Brasil estão recebendo uma enxurrada de pedidos de empresas para renegociar as condições de pelo menos 100 bilhões de reais em empréstimos não pagos, informou Reuters. Em meio à grave recessão do país, os bancos estão tentando conter o índice de inadimplência ao reduzir o custo dos empréstimos e estender os vencimentos para clientes corporativos de pequeno e grande porte.

* O Supremo Tribunal Federal do Brasil julgará no dia 27 de abril o recurso de apelação do governo sobre a decisão do STF de permitir que três estados brasileiros recalculem as dívidas a serem pagas ao governo usando taxas de juros simples em vez de taxas de juros compostas, informou a Bloomberg News. Analistas do Citigroup Inc. alertaram que os títulos de dívida do país poderão cair se a decisão for mantida.

* O Banco Santander (Brasil) S.A. divulgou lucro líquido gerencial de cerca de 1,66 bilhão de reais no primeiro trimestre, um aumento de 1,7% em relação ao 1,63 bilhão de reais no comparativo anual.

* O vice-presidente do Brasil Michel Temer planeja substituir o conselho do Banco Central do Brasil se assumir o poder em decorrência do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, informou a Reuters, citando "três pessoas a par do plano".

* A Moody's disse que credores brasileiros concederão menos empréstimos para financiamento da casa própria em 2016 devido à escalada dos índices de inadimplência e ao aprofundamento da recessão econômica no país, informou a Bloomberg News.

* O Banco Gerador SA está se preparando para enviar ao Banco Central do Brasil uma proposta para sua venda para outra instituição financeira, informou o Valor Econômico, citando fontes anônimas. A proposta inclui a reestruturação corporativa e operacional do Banco Gerador, que apresentou um índice de solvência inadequado nos últimos dois anos.

* O Banco Santander (Brasil) SA e o Banco Bonsucesso SA estabeleceram como meta para os próximos cinco anos um aumento de 1,8% para 10% na participação de sua joint venture, chamada Olé Consignado, no segmento brasileiro de empréstimos sobre folha de pagamento, informou o Valor Econômico.

REGIÃO ANDINA

* O Gruposura Finance anunciou a emissão de papéis seniores não segurados, com vencimento em 10 anos, que captaram 550 milhões de dólares, informou a Reuters. Os papéis são garantidos pelo Grupo de Inversiones Suramericana S.A..

* O presidente da Venezuela Nicolás Maduro anunciou que funcionários públicos trabalharão apenas dois dias por semana, às segundas e terças-feiras, para economizar eletricidade em meio à piora da crise de energia no país, informou o The Wall Street Journal. O presidente disse que a medida "durará pelo menos algumas semanas".

* O Congresso colombiano aprovou, em caráter preliminar, uma lei que permitirá que o consumidor pague seus empréstimos antecipadamente a qualquer momento, sem incorrer em multa, informou o Portafolio.

* O conselho eleitoral da Venezuela forneceu aos líderes de oposição a documentação necessária para dar seguimento a um referendo que visa destituir o presidente Nicolás Maduro do cargo, informou a Reuters. A medida vem na sequência da rejeição pela Suprema Corte do país de uma proposta de emenda constitucional para reduzir o mandato do presidente.

CONE SUL

* A Moody's atribuiu à MAPFRE Uruguay SA os ratings Baa2, para emissor de moeda local em escala global, e Aaa.uy, para capacidade financeira de seguradora em escala nacional, com perspectiva estável. Os ratings são baseados principalmente na forte posição da empresa no mercado de seguros do Uruguai, boa diversificação de serviços e qualidade adequada de seus ativos.

* O Banco Macro S.A. disse que seus acionistas aprovaram a reorganização do conselho do banco, que agora estabelece uma composição de 13 diretores regulares e três diretores alternativos. Delfín Jorge Ezequiel Carballo foi nomeado vice-presidente, juntamente com diversas novas nomeações de diretor, que estão sujeitas à aprovação pelo banco central.

* O CEO do Banco Santander Chile Claudio Melandri disse que a instituição espera um crescimento de 2,8 bilhões de dólares em sua carteira de crédito em 2016, informou a Reuters. Segundo o executivo, o banco planeja investir 430 milhões de dólares até 2018 para melhorar a tecnologia e o serviço, bem como aumentar suas redes de distribuição.

* O Banco Mundial concordou em conceder 2 bilhões de dólares em financiamento à Argentina até julho de 2017, informou o La Nacion.

* O Banco Central de Chile pediu que o Ministério da Fazenda do país apresentasse uma proposta de lei para interromper a emissão de moedas de 1 e 5 pesos chilenos, já que o custo de produção é maior que o valor das moedas em si, informou o Pulso. A mudança resultaria em uma economia estimada de cerca de 60 milhões de dólares.

PANORAMA DA AMÉRICA LATINA

* A Aspen Re, pertencente à Aspen Insurance Holdings Ltd., anunciou a nomeação de Hugo Cardona como diretor-gerente para a América Latina e Caribe. Ele substitui Peter Emblin, que continuará no cargo de diretor-gerente para o Oriente Médio e África, além de comandar o segmento de resseguros de acidentes na Aspen Re.

A McGraw Hill Financial Inc. adquire S&P Ratings e Global Market Intelligence.

Paula Mejía contribuiu para esse artigo.

The Daily Dose tem um prazo editorial de 8:00 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.