* O Banco Bradesco SA recebeu aprovação do Banco Central do Brasil para um aumento de capital planejado de 8 bilhões de reais, segundo a Reuters. A oferta de ações aumentará o patrimônio líquido dos acionistas de 43,1 bilhões para 51,1 bilhões de reais. Os acionistas participantes registrados a partir de 15 de abril receberão um bônus de uma nova ação para cada 10 ações do mesmo tipo que eles tiverem.
MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL
* A Moody's de México divulgou ações de rating para instituições financeiras do país após a mudança na perspectiva dos títulos do governo mexicano de A3 para negativo. A agência de rating também mudou o perfil macro do México de Forte – para Moderado +, e o impacto desta mudança será considerado nos perfis financeiros dos bancos.
* Cidadãos mexicanos têm cerca de 417 bilhões de dólares depositados em paraísos fiscais no exterior, mais que o dobro das reservas internacionais do Banco de México, informou o El Economista, citando o órgão regulador fiscal do país. Após o vazamento dos "Papéis do Panamá", o presidente da autoridade fiscal mexicana SAT, Aristóteles Núñez, disse que os mexicanos podem manter fundos no exterior, porém é ilegal fazê-lo se não declararem esses fundos, informou o El Financiero.
* Jorge Arturo Arce Gama, ex-presidente do Deutsche Bank México SA Institución de Banca Múltiple, entrou no Grupo Financiero Santander Mexico SAB de CV como gerente-geral adjunto da empresa no setor de serviços bancários corporativos globais, informou o El Economista.
* O novo sistema de pagamento interbancário do México, chamado SPID, que foi anunciado pelo banco central em março, já entrou em operação, informou o El Economista.
* Daniel Oblitas, CEO do AllBank, disse que o banco dará ênfase à consolidação de suas operações no Panamá em 2016, informou o Capital Financiero. O banco criou uma empresa de gerenciamento para controlar seu setor de serviços bancários fora do Panamá para aumentar sua base de clientes, informou o executivo.
* O Grupo Financiero Interacciones SA de CV planeja emitir um certificado de desenvolvimento de capital antes do final do primeiro semestre para captar entre 3 e 5 bilhões de pesos mexicanos, informou o El Economista, citando o CEO Carlos Rojo. O banco usará os fundos para financiar projetos de infraestrutura em vários setores, incluindo de energia.
CARIBE
* Os legisladores porto-riquenhos formularam no dia 4 de abril uma lei preliminar de emergência para salvar o Government Development Bank for Puerto Rico da concordata, informou a Reuters. Os credores do banco entraram na justiça para evitar que a empresa faça o que eles chamam de "transferências preferenciais", informou a agência de notícias em nota separada.
BRASIL
* André Gregori, ex-sócio do BTG Pactual Group, e um grupo de outros investidores estão preparando um investimento de 100 milhões de reais em uma nova seguradora cujo foco será a venda de apólices online, informou o CQCS, citando o serviço de notícias Agência Estado. A nova seguradora deve começar a operar no segundo semestre.
* O advogado-geral da União do Brasil, José Eduardo Cardozo, instigou os membros do Congresso a rejeitarem um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, informou a Reuters. "O processo de impeachment estava comprometido desde o início e, portanto, não é válido", segundo Cardozo.
REGIÃO ANDINA
* O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, segmento do Banco Mundial, concedeu ao Peru dois empréstimos contingentes no valor de 1,25 bilhão de dólares cada, informou o Gestión.
CONE SUL
* Em fevereiro, os bancos chilenos informaram 91.756 contas inativas com um saldo total de 45 bilhões de pesos chilenos, dos quais cerca de 40 bilhões de pesos estão em moeda local e o restante em dólares americanos e outras moedas estrangeiras, segundo dados da agência reguladora do setor bancário no Chile, SBIF.
PANORAMA DA AMÉRICA LATINA
* Os 10 bancos que solicitaram o número mais alto de empresas offshore ao escritório de advocacia Mossack Fonseca, com sede no Panamá, são todos europeus, segundo um relatório do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, que é uma das organizações com acesso direto a mais de 11,5 milhões de arquivos vazados. Os "Papéis do Panamá" também teriam supostamente identificado políticos de vários partidos brasileiros como clientes do Mossack Fonseca. A autoridade fiscal do país disse à Reuters que poderia aplicar multas sobre ativos não declarados em contas offshore de até 150% do seu valor depois da confirmação dos dados vazados.
A McGraw Hill Financial Inc. adquire S&P Ratings e Global Market Intelligence
Paula Mejía contribuiu para esse artigo.
The Daily Dose tem um prazo editorial de 8:00 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.