trending Market Intelligence /marketintelligence/en/news-insights/trending/4gGl_o3g8e3qs9KQZAPGoQ2 content esgSubNav
In This List

Itaú compra participação no BMG

Blog

Getting an Edge with Services: Driving optimization by embracing technological innovation

Blog

Banking Essentials Newsletter: August 21st Edition

Blog

The Four Steps of Effective Due Diligence

Blog

Banking Essentials Newsletter: July 24th Edition


Itaú compra participação no BMG

* O Itaú Unibanco Holding SA anunciou ter finalizado, ao valor de 1,46 bilhão de reais, a aquisição integral da participação de 40% que o Banco BMG SA tinha no credor Banco Itaú BMG Consignado SA. Quando o acordo foi anunciado em setembro, o Itaú informou que as duas empresas continuarão sendo parceiras por meio de um novo acordo comercial que visa à distribuição de empréstimos consignados do Banco Itaú BMG por meio de canais de distribuição vinculados ao Banco BMG e suas coligadas.

* A Cielo S.A. informou que sua diretoria aprovou a distribuição de 247,8 milhões de reais em juros sobre o capital próprio referente ao segundo semestre de 2016. O pagamento será efetuado em 31 de março de 2017 aos acionistas registrados em 3 de janeiro de 2017.

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

* O Banco Mercantil del Norte SA Institución de Banca Múltiple aumentou de 4,3% para 4,7% a projeção da inflação de 2017 para o México, depois que o governo anunciou que elevará em até um quinto o preço da gasolina em janeiro de 2017, informou a Reuters.

* A Fovissste, instituição estatal mexicana de crédito imobiliário, emitiu aproximadamente 40,61 bilhões de pesos mexicanos em empréstimos em 2016, informou o El Economista. Do total de 94.208 empréstimos hipotecários concedidos pela entidade durante o ano, 60.890 se destinaram à compra de imóveis, enquanto 33.318 foram aplicados em reformas ou reparos residenciais.

* O Banco del Ahorro Nacional y Servicios Financieros S.N.C. decidiu que não terá mais representação delegada no estado mexicano de Querétaro a partir de 2017, informou o El Economista. A decisão foi parcialmente motivada pelo desejo de reduzir os custos operacionais do banco, embora suas agências no estado continuem a funcionar normalmente.

BRASIL

* O presidente do Brasil Michel Temer vetou uma seção do projeto de lei de renegociação da dívida dos estados que os dispensaria de adotar medidas de austeridade, informou a Bloomberg News, citando um pronunciamento feito pelo Ministério da Fazenda. O presidente insiste que os estados devem comprometer-se com medidas de corte de gastos em troca de ajuda do governo para sanar suas dívidas. O governo agora enviará a nova legislação ao Congresso, de forma semelhante à da proposta inicial que foi flexibilizada pelos legisladores, disse um “funcionário a par do assunto”.

* O Banco Santander (Brasil) SA informou que seus acionistas aprovaram as nomeações de Álvaro Antônio Cardoso de Souza como presidente do banco, e de Sérgio Agapito Lires Rial como vice-presidente, que assumirão os cargos em 31 de dezembro.

* O Banco Central do Brasil registrou ganhos de cerca de 74,86 bilhões de reais em suas operações de swap cambial no ano até 23 de dezembro, em comparação com o prejuízo de 89,66 bilhões de reais registrado em 2015, informou o Valor Econômico.

REGIÃO ANDINA

* Legisladores colombianos aprovaram uma lei que concede anistia aos rebeldes das FARC por crimes menores, mas não por crimes de guerra ou abusos dos direitos humanos, informou a Reuters. A lei de anistia faz parte do recente acordo de paz firmado entre os rebeldes e o governo que visa a pôr fim à guerra que já dura décadas no país.

* O governo do Peru emitirá títulos soberanos no valor de até 88 milhões de soles peruanos para financiar 24 projetos de obras públicas na cidade de Cajamarca, informou o Gestión, citando o primeiro-ministro Fernando Zavala.

CONE SUL

* O Scotiabank Chile, o Banco BICE, o Banco Consorcio e o Banco del Estado de Chile registraram os melhores avanços nos parâmetros de medida da eficiência no Chile durante o período de 12 meses até outubro, informou o Diario Financiero, citando dados da SBIF, superintendência nacional de bancos e instituições financeiras. O índice de eficiência operacional do Scotiabank melhorou em 4,06 pontos percentuais. O BICE e o Consorcio registraram aumento de 2 pontos percentuais, seguidos pelo BancoEstado, com aumento de 1,72 ponto percentual.

* A recente decisão do banco central do Chile de manter a taxa básica de juros em 3,5% não foi unânime, uma vez que um dos membros da diretoria votou em favor de reduzi-la em 25 pontos-base, informou a Reuters, citando a ata da última reunião da política monetária do banco central. O mercado espera que o banco central reduza a taxa em janeiro de 2017.

* O governo argentino emitiu 60 bilhões de pesos argentinos em títulos do Tesouro subscritos pela ANSeS, agência nacional de seguridade social, e cerca de 4,7 milhões de dólares em títulos do Tesouro subscritos pelo fundo do setor de hidrocarbonetos do país, informou o El Cronista.

PANORAMA DA AMÉRICA LATINA

* Segundo Michael Hasenstab, gestor de fundos de títulos da Franklin Templeton, a perspectiva dos ganhos políticos ortodoxos da América Latina é otimista devido a três líderes da região: Mauricio Macri, da Argentina, Pedro Pablo Kuczynski, do Peru, e Michel Temer, do Brasil, informou a Bloomberg News. A empresa agora favorece investimentos em dívidas ligadas a moedas específicas de mercados emergentes locais, que incluem Brasil, México, Argentina e Colômbia.

Paula Mejía contribuiu para esse artigo.

The Daily Dose tem um prazo editorial de 8:00 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.