trending Market Intelligence /marketintelligence/en/news-insights/trending/0ritxewxrlh_yjccm3ki_g2 content
Log in to other products

Login to Market Intelligence Platform

 /


Looking for more?

Contact Us

Request a Demo

You're one step closer to unlocking our suite of comprehensive and robust tools.

Fill out the form so we can connect you to the right person.

  • First Name*
  • Last Name*
  • Business Email *
  • Phone *
  • Company Name *
  • City *

* Required

In this list

BNDES paga 100 bilhões de reais; Argentina reformula Ministério da Economia

Cable Nets For Kids Enjoy Wide Carriage On Skinny Bundles

Energy

Power Forecast Briefing: Fleet Transformation, Under-Powered Markets, and Green Energy in 2018

Street Talk Episode 50 - Challenging The Legacy Core Bank Providers

Fed Poised To Relax Key Rules For Large Banks


BNDES paga 100 bilhões de reais; Argentina reformula Ministério da Economia

* O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social completou o pagamento antecipado de cerca de 100 bilhões de reais devidos ao Tesouro Nacional do Brasil, informou a Reuters, citando uma declaração do Ministério da Fazenda. O pagamento consistiu em 40 bilhões de reais em títulos e os 60 bilhões restantes em dinheiro. A diretoria do banco também aprovou uma medida para limitar em 60% de sua receita líquida anual a quantidade de dividendos que pagará ao governo federal, informou a agência de notícias em separado.

* O ministro da Economia da Argentina, Alfonso Prat-Gay, foi exonerado devido a diferenças no estilo de gestão, informou a Reuters, citando o chefe de gabinete Marcos Pena. O Ministério da Economia vai ser dividido em duas seções, a divisão do Tesouro, liderada pelo economista Nicolas Dujovne, e a de Finanças, comandada pelo atual secretário de Finanças, Luis Caputo.

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

* O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria SA anunciou que fechou um acordo para adquirir a Openpay, uma startup mexicana de tecnologia financeira especializada em pagamentos online. Os termos do acordo não foram divulgados. O BBVA informou que a empresa deve registrar lucro em 2016.

* O Grupo Financiero Santander Mexico SAB de CV anunciou que fixou em 500 milhões de dólares o montante principal total de seus papéis de capital subordinados adicionais não preferenciais de nível 1 a 8,500%, que foram vendidos por 100% de seu montante principal. O controlador espanhol, Banco Santander AS, concordou em comprar aproximadamente 88% do valor total dos títulos.

* O Banco Nacional de Obras y Servicios Públicos SNC concedeu 470 bilhões de pesos mexicanos em empréstimos em 2016, o que representa um aumento de 53% em termos reais na carteira de crédito do banco, em comparação com dezembro de 2012, informou o El Financiero, citando uma declaração do Ministério da Economia.

* O conselho mexicano de inclusão financeira, CNIF, anunciou que a inclusão financeira no país está progredindo e observou melhorias na infraestrutura dos correspondentes bancários, bem como um aumento no número de contas bancárias digitais, informou o El Economista.

BRASIL

* A unidade latino-americana da Ebix Inc. adquiriu todo o capital social em circulação da WDev Soluc¸o~es em Tecnologia SA, com sede no Rio de Janeiro, uma empresa de software e serviços com foco principal no mercado de seguros. A receita atual da WDev tem um valor extrapolado de cerca de 11 milhões de dólares anuais. A Ebix financiou a aquisição usando suas reservas de capital interno, mas não emitiu ações.

* No Brasil, os empréstimos com mais de 90 dias de atraso diminuíram 10 pontos-base para 5,8% dos empréstimos não vinculados em novembro, segundo dados do banco central. O índice de inadimplência para todos os empréstimos em novembro chegou a 3,8%, uma queda de 10 pontos-base em relação a outubro, mas com um aumento de 40 pontos no comparativo anual. O total de operações de crédito em novembro cresceu cerca da 0,3% em comparação com outubro e atingiu 3.104 trilhões de reais. No comparativo anual, entretanto, o crédito sofreu uma queda de 2,3%.

* O déficit primário do orçamento do governo central brasileiro atingiu 38,4 bilhões de reais em novembro, contra um superávit de 40,8 bilhões em outubro, informou a Bloomberg News, citando dados do Tesouro nacional.

* A confiança do consumidor no Brasil, medida pelo índice da Fundação Getulio Vargas, caiu para de 79,1 em novembro para 73,3 em dezembro, informou a Reuters. "O ano termina com os consumidores insatisfeitos com sua situação atual e pessimistas quanto aos próximos meses", disse Viviane Bittencourt, economista da fundação, em uma declaração.

* O ministro da Fazenda do Brasil, Henrique Meirelles, convidou João Manoel Pinho de Mello, professor do Insper, faculdade de administração com sede em São Paulo, a fazer parte do Ministério e liderar um programa de reforma macroeconômica, informou a Reuters, citando dois funcionários anônimos do governo, segundo os quais, Mello deve assumir o cargo em fevereiro de 2017.

* O Banco Itaú BBA SA, o Bank of America Merrill Lynch e o Bradesco BBI, juntos, reuniram 44,2% de todas as receitas de serviços bancários de investimento no Brasil em 2016, permanecendo estável em relação ao ano passado, em torno de 1,5 bilhão de reais, informou o Valor Econômico, citando dados da Dealogic.

REGIÃO ANDINA

* O Banco Popular SA anunciou que seus acionistas aceitaram a renúncia do diretor Juan José Echavarría Soto e nomeou o suplente Luis Orlando Álvarez Betancur para substitui-lo.

* Legisladores colombianos aprovaram um projeto de reforma fiscal que possibilitará ao governo arrecadar 6,2 trilhões de pesos colombianos adicionais em 2017 com o aumento do imposto sobre vendas com valor agregado de 16% para 19%, informou o The Wall Street Journal A reforma também reduzirá a carga tributária para empresas dos 43% atuais para 33% até 2019.

* O total de empréstimos dos bancos no Peru atingiu cerca de 235,11 bilhões de soles peruanos no final de novembro, o que representa um aumento de 3,62% em relação ao mesmo mês do ano passado, assumindo uma taxa de câmbio constante, informou o El Comercio, citando a associação local de bancos Asbanc.

* O Banco Agropecuario assinou um acordo com o Ministério do Meio Ambiente do México para combater o desmatamento no país, informou o El Comercio. O banco usará informações do banco de dados do ministério como base para suas decisões de empréstimos.

CONE SUL

* A Argentina assinou um acordo de troca de informações tributárias com os Estados Unidos para fortalecer a aliança entre as agências fiscais dos dois países, informou a Reuters. "O acordo amplia a reintegração da Argentina na economia global e marca uma nova etapa importante na nova era das relações EUA-Argentina", disse o Secretário do Tesouro americano, Jack Lew, em uma declaração.

* Manuel Castro Casado deixou sua posição de gerente comercial na Mapfre Compania de Seguros de Vida de Chile S.A. e na MAPFRE Compañía de Seguros Generales de Chile SA a fim de assumir uma nova função na controladora espanhola MAPFRE SA, as empresas anunciaram. Pedro Carreño González, que atualmente atua como diretor territorial em Granada-Almería, na Espanha, ocupará o cargo de gerente comercial.

* Jorge Luis Demaria, um acionista do Banco Finansur SA, está processando o banco para anular decisões aprovadas em uma reunião de acionistas em maio relacionadas a dividendos dos lucros de 2015 e a remunerações pagas a diretores, informou o banco. Demaria quer que a empresa revogue a resolução para alocar a maior parte dos lucros de 2015, que totalizaram 7.44 milhões de pesos argentinos em um fundo para pagamentos de dividendos futuros, e reverta a decisão de pagar bonificações a quatro membros da diretoria correspondentes aos resultados de 2015 no total de 8,15 milhões de pesos.

* O orçamento do Paraguai para 2017 foi vetado pelo Presidente Horacio Cartes depois que o Senado limitou em 349 milhões de dólares, muito abaixo dos 558 milhões propostos, a quantidade de títulos que o governo poderia vender, informou a Reuters. Como consequência do veto, o orçamento de 2016 também se aplicará a 2017.

* Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o sul do Chile em 25 de dezembro, forçando a evacuação de milhares de pessoas das regiões costeiras, informou a Reuters. Nenhuma morte ou dano grave foi relatado, e as autoridades permitiram que as pessoas voltassem para suas casas três horas após o tremor.

* A LARRAIN VIAL ADMINISTRADORA GENERAL DE FONDOS S.A. confirmou o desligamento do presidente Gonzalo Eguiguren Correa e anunciou que ele será substituído interinamente por Fernando Barros Tocornal, informou o Pulso.

* O banco central argentino aumentou em 10 pontos percentuais, para 25%, o limite máximo das carteiras de empréstimos dos bancos que podem ser denominadas em dólares americanos, como parte das medidas para simplificar o mercado de câmbio, informou o El Cronista.

Paula Mejía contribuiu para esse artigo.

The Daily Dose tem um prazo editorial de 8 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.