trending Market Intelligence /marketintelligence/en/news-insights/trending/0ritxewxrlh_yjccm3ki_g2 content
BY CONTINUING TO USE THIS SITE, YOU ARE AGREEING TO OUR USE OF COOKIES. REVIEW OUR
PRIVACY & COOKIE NOTICE
Log in to other products

Login to Market Intelligence Platform

 /


Looking for more?

Contact Us

Request a Demo

You're one step closer to unlocking our suite of comprehensive and robust tools.

Fill out the form so we can connect you to the right person.

  • First Name*
  • Last Name*
  • Business Email *
  • Phone *
  • Company Name *
  • City *

* Required

In this list

BNDES paga 100 bilhões de reais; Argentina reformula Ministério da Economia

Street Talk Episode 41 - How to Win the Funding Battle, Use Fintech to Play Offense

Forward Spark Spreads Suggest Rising Profitability Of US Renewables As Sector Matures

MA Activity The Big Story In Mature Online Video Platform Market

Martina Cheung Backs The Quality Program


BNDES paga 100 bilhões de reais; Argentina reformula Ministério da Economia

* O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social completou o pagamento antecipado de cerca de 100 bilhões de reais devidos ao Tesouro Nacional do Brasil, informou a Reuters, citando uma declaração do Ministério da Fazenda. O pagamento consistiu em 40 bilhões de reais em títulos e os 60 bilhões restantes em dinheiro. A diretoria do banco também aprovou uma medida para limitar em 60% de sua receita líquida anual a quantidade de dividendos que pagará ao governo federal, informou a agência de notícias em separado.

* O ministro da Economia da Argentina, Alfonso Prat-Gay, foi exonerado devido a diferenças no estilo de gestão, informou a Reuters, citando o chefe de gabinete Marcos Pena. O Ministério da Economia vai ser dividido em duas seções, a divisão do Tesouro, liderada pelo economista Nicolas Dujovne, e a de Finanças, comandada pelo atual secretário de Finanças, Luis Caputo.

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

* O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria SA anunciou que fechou um acordo para adquirir a Openpay, uma startup mexicana de tecnologia financeira especializada em pagamentos online. Os termos do acordo não foram divulgados. O BBVA informou que a empresa deve registrar lucro em 2016.

* O Grupo Financiero Santander Mexico SAB de CV anunciou que fixou em 500 milhões de dólares o montante principal total de seus papéis de capital subordinados adicionais não preferenciais de nível 1 a 8,500%, que foram vendidos por 100% de seu montante principal. O controlador espanhol, Banco Santander AS, concordou em comprar aproximadamente 88% do valor total dos títulos.

* O Banco Nacional de Obras y Servicios Públicos SNC concedeu 470 bilhões de pesos mexicanos em empréstimos em 2016, o que representa um aumento de 53% em termos reais na carteira de crédito do banco, em comparação com dezembro de 2012, informou o El Financiero, citando uma declaração do Ministério da Economia.

* O conselho mexicano de inclusão financeira, CNIF, anunciou que a inclusão financeira no país está progredindo e observou melhorias na infraestrutura dos correspondentes bancários, bem como um aumento no número de contas bancárias digitais, informou o El Economista.

BRASIL

* A unidade latino-americana da Ebix Inc. adquiriu todo o capital social em circulação da WDev Soluc¸o~es em Tecnologia SA, com sede no Rio de Janeiro, uma empresa de software e serviços com foco principal no mercado de seguros. A receita atual da WDev tem um valor extrapolado de cerca de 11 milhões de dólares anuais. A Ebix financiou a aquisição usando suas reservas de capital interno, mas não emitiu ações.

* No Brasil, os empréstimos com mais de 90 dias de atraso diminuíram 10 pontos-base para 5,8% dos empréstimos não vinculados em novembro, segundo dados do banco central. O índice de inadimplência para todos os empréstimos em novembro chegou a 3,8%, uma queda de 10 pontos-base em relação a outubro, mas com um aumento de 40 pontos no comparativo anual. O total de operações de crédito em novembro cresceu cerca da 0,3% em comparação com outubro e atingiu 3.104 trilhões de reais. No comparativo anual, entretanto, o crédito sofreu uma queda de 2,3%.

* O déficit primário do orçamento do governo central brasileiro atingiu 38,4 bilhões de reais em novembro, contra um superávit de 40,8 bilhões em outubro, informou a Bloomberg News, citando dados do Tesouro nacional.

* A confiança do consumidor no Brasil, medida pelo índice da Fundação Getulio Vargas, caiu para de 79,1 em novembro para 73,3 em dezembro, informou a Reuters. "O ano termina com os consumidores insatisfeitos com sua situação atual e pessimistas quanto aos próximos meses", disse Viviane Bittencourt, economista da fundação, em uma declaração.

* O ministro da Fazenda do Brasil, Henrique Meirelles, convidou João Manoel Pinho de Mello, professor do Insper, faculdade de administração com sede em São Paulo, a fazer parte do Ministério e liderar um programa de reforma macroeconômica, informou a Reuters, citando dois funcionários anônimos do governo, segundo os quais, Mello deve assumir o cargo em fevereiro de 2017.

* O Banco Itaú BBA SA, o Bank of America Merrill Lynch e o Bradesco BBI, juntos, reuniram 44,2% de todas as receitas de serviços bancários de investimento no Brasil em 2016, permanecendo estável em relação ao ano passado, em torno de 1,5 bilhão de reais, informou o Valor Econômico, citando dados da Dealogic.

REGIÃO ANDINA

* O Banco Popular SA anunciou que seus acionistas aceitaram a renúncia do diretor Juan José Echavarría Soto e nomeou o suplente Luis Orlando Álvarez Betancur para substitui-lo.

* Legisladores colombianos aprovaram um projeto de reforma fiscal que possibilitará ao governo arrecadar 6,2 trilhões de pesos colombianos adicionais em 2017 com o aumento do imposto sobre vendas com valor agregado de 16% para 19%, informou o The Wall Street Journal A reforma também reduzirá a carga tributária para empresas dos 43% atuais para 33% até 2019.

* O total de empréstimos dos bancos no Peru atingiu cerca de 235,11 bilhões de soles peruanos no final de novembro, o que representa um aumento de 3,62% em relação ao mesmo mês do ano passado, assumindo uma taxa de câmbio constante, informou o El Comercio, citando a associação local de bancos Asbanc.

* O Banco Agropecuario assinou um acordo com o Ministério do Meio Ambiente do México para combater o desmatamento no país, informou o El Comercio. O banco usará informações do banco de dados do ministério como base para suas decisões de empréstimos.

CONE SUL

* A Argentina assinou um acordo de troca de informações tributárias com os Estados Unidos para fortalecer a aliança entre as agências fiscais dos dois países, informou a Reuters. "O acordo amplia a reintegração da Argentina na economia global e marca uma nova etapa importante na nova era das relações EUA-Argentina", disse o Secretário do Tesouro americano, Jack Lew, em uma declaração.

* Manuel Castro Casado deixou sua posição de gerente comercial na Mapfre Compania de Seguros de Vida de Chile S.A. e na MAPFRE Compañía de Seguros Generales de Chile SA a fim de assumir uma nova função na controladora espanhola MAPFRE SA, as empresas anunciaram. Pedro Carreño González, que atualmente atua como diretor territorial em Granada-Almería, na Espanha, ocupará o cargo de gerente comercial.

* Jorge Luis Demaria, um acionista do Banco Finansur SA, está processando o banco para anular decisões aprovadas em uma reunião de acionistas em maio relacionadas a dividendos dos lucros de 2015 e a remunerações pagas a diretores, informou o banco. Demaria quer que a empresa revogue a resolução para alocar a maior parte dos lucros de 2015, que totalizaram 7.44 milhões de pesos argentinos em um fundo para pagamentos de dividendos futuros, e reverta a decisão de pagar bonificações a quatro membros da diretoria correspondentes aos resultados de 2015 no total de 8,15 milhões de pesos.

* O orçamento do Paraguai para 2017 foi vetado pelo Presidente Horacio Cartes depois que o Senado limitou em 349 milhões de dólares, muito abaixo dos 558 milhões propostos, a quantidade de títulos que o governo poderia vender, informou a Reuters. Como consequência do veto, o orçamento de 2016 também se aplicará a 2017.

* Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o sul do Chile em 25 de dezembro, forçando a evacuação de milhares de pessoas das regiões costeiras, informou a Reuters. Nenhuma morte ou dano grave foi relatado, e as autoridades permitiram que as pessoas voltassem para suas casas três horas após o tremor.

* A LARRAIN VIAL ADMINISTRADORA GENERAL DE FONDOS S.A. confirmou o desligamento do presidente Gonzalo Eguiguren Correa e anunciou que ele será substituído interinamente por Fernando Barros Tocornal, informou o Pulso.

* O banco central argentino aumentou em 10 pontos percentuais, para 25%, o limite máximo das carteiras de empréstimos dos bancos que podem ser denominadas em dólares americanos, como parte das medidas para simplificar o mercado de câmbio, informou o El Cronista.

Paula Mejía contribuiu para esse artigo.

The Daily Dose tem um prazo editorial de 8 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.