Desde a criação do Bitcoin em 2009, mais de 8.000 criptomoedas foram lançadas. Embora este mercado volátil experimente flutuações constantes, a capitalização da indústria é estimada em US$ 1,46 trilhões em 30 de junho de 2021 (fonte: Lukka). À medida que a classe de ativos se torna mais reconhecida e aceita, os investidores estão procurando cada vez mais incorporar participações em criptomoedas nas suas carteiras. Os Índices de Criptomoedas da S&P DJI foram criados para trazer transparência a este mercado novo e dinâmico.


O Surgimento de uma Nova Classe de Ativos

As criptomoedas são descentralizadas, à prova de censura, seguras e imutáveis. Elas são construídas sobre uma tecnologia distribuída de "blockchain" que resolve o desafio de como estabelecer confiança entre partes não relacionadas através de uma rede. Como tal, as criptomoedas são vistas por alguns como ativos que podem revolucionar a forma como o mundo executa transações financeiras.

Embora as criptomoedas tenham por vezes ocupado as manchetes por sua notável valorização, o mercado tem estado sujeito a uma extrema volatilidade. Entretanto, devido a uma variedade de casos de uso e teses de investimento, os investidores institucionais começaram a participar no mercado, apoiando as negociações e construindo infraestrutura financeira. Estas tendências apontam para uma maior abrangência da classe de ativos e seu crescente apelo a uma gama mais ampla de investidores.


Sobre os Índices de Criptomoedas da S&P DJI

Os Índices de Criptomoedas da S&P DJI foram criados para trazer maior transparência a um mercado em rápida evolução, utilizando uma abordagem rigorosa. Para criar os índices, a S&P Dow Jones Indices obtém dados de preços da Lukka, uma empresa confiável de tecnologia nativa de blockchain que fornece produtos líderes para o ecossistema de criptoativos.

A plataforma Lukka Prime oferece dados de preços para mais de 550 ativos digitais, muitos dos quais são moedas, incluindo as criptomoedas mais negociadas como Bitcoin, Ethereum, Tether e Litecoin. Os preços são compilados a partir de mais de 10 bolsas digitais, incluindo as maiores e mais confiáveis, que representam uma grande parte da liquidez do mercado.

A partir desta lista de ativos elegíveis, a S&P Dow Jones Indices aplica critérios adicionais de seleção para criar cada índice, dependendo de seus objetivos específicos.


A Família de Índices de Criptomoedas da S&P DJI

A Família de Índices de Criptomoedas da S&P DJI


Número de moedas por índice e capitalização média


Dados de 30 de junho de 2021
Fonte: S&P Dow Jones Indices e Lukka.


Principais Características dos Índices de Criptomoedas da S&P DJI

  • Metodologia transparente

    com regras documentadas para o tratamento de vários eventos digitais, projetadas de acordo com as diretrizes e regulamentos da indústria dos índices

  • Avaliação contínua

    da aplicabilidade das regras para acompanhar um mercado em rápida mudança

  • Práticas líderes da indústria

    e infraestrutura em torno dos preços através de nosso fornecedor de preços, Lukka


Perguntas Frequentes

Saiba mais sobre nosso cálculo de índices, obtenção de dados, metodologia de precificação do valor justo de mercado, e muito mais.
VER TUDO

Quem é o fornecedor da S&P DJI para dados de criptomoedas?

Nossos preços de criptomoedas e dados de referência são fornecidos pela Lukka, Inc. através de seus produtos Lukka Prime e Lukka Reference Data. A Lukka é um provedor líder de serviços de dados de criptoativos para entidades como administradores de fundos e auditores de fundos que servem mais de 160 fundos de criptoativos (em maio de 2021). A Lukka abrange mais de 950 criptoativos. Para mais informações sobre a Lukka, consulte o site: https://data.lukka.tech/prime/.

A S&P Global, Inc., a matriz da S&P Dow Jones Indices LLC, é uma investidora na Lukka. Para informações sobre o investimento da S&P Global na Lukka, por favor, veja aqui. Além disso, representantes da Lukka podem fornecer serviços consultivos ao Comitê de Índices de Ativos Digitais da S&P ocasionalmente.

Que preço é usado como final para o cálculo dos índices no fechamento das negociações?

A S&P Dow Jones Indices usa o preço de final de dia da Lukka Prime (valor justo de mercado) tomado às 16:00 p.m. EST para o cálculo de índices de criptomoedas. Outros níveis dos índice no fechamento das negociações serão adicionados para mercados e regiões adicionais conforme a demanda justificar. A metodologia da Lukka é a primeira de seu tipo a ser projetada especificamente para determinar o preço do valor justo de ativos líquidos de criptomoedas.

O que é a precificação do valor justo de mercado (FMV)?

A metodologia de precificação e valorização "Lukka Prime" oferece a precificação do FMV, um preço real executado em bolsa para criptoativos líquidos através de um processo de múltiplas etapas. Primeiro, as bolsas são pré-selecionadas pela Lukka de acordo com critérios determinados como supervisão, eficiência, transparência e integridade dos dados. Depois, em tempo real, a Lukka designa um mercado principal representativo a partir das bolsas pré-selecionadas, utilizando uma abordagem de classificação. A classificação considera diversas características das bolsas, incluindo jurisdição, supervisão, liquidez e volume das negociações diárias; a fim de determinar o melhor preço executável disponível no momento para cada par de criptomoedas (cada criptomoeda pode ser negociada contra outras moedas ou criptomoedas, por exemplo, BTC/USD, BTC/ETH). Um preço executado em bolsa é usado para cada ativo abrangido e representa o FMV em um momento específico. Leia mais sobre o FMVaqui.