Fatores como tamanho, valor e crescimento têm desempenhado um papel nas decisões de alocação de ativos por décadas. Com a chegada do investimento baseado em índices de fatores, os investidores passivos obtiveram acesso a uma gama mais ampla de exposições. Hoje, os investidores podem acessar fatores tanto individualmente quanto em combinação através de uma gama de ETFs, entrando em um mundo de estratégias sofisticadas que antes só estavam disponíveis através da gestão ativa.


Crescimento do Investimento em Fatores

Ativos globais em ETFs fatoriais (bilhões de dólares)


Crescimento do Investimento em Fatores


Por que os Fatores?

  • Por que os Fatores?

    Em longo prazo, os fatores podem oferecer seu próprio retorno além do que o mercado oferece.

  • Diversificação

    Como historicamente os fatores têm apresentado correlações relativamente baixas, eles podem ser úteis na diversificação de uma carteira.

  • Gestão de Risco

    Estratégias de fatores podem ajudar os investidores a alcançar objetivos específicos, tais como a redução de risco em longo prazo através da diversificação ou do isolamento de características de mercado distintas.


O Espectro dos Fatores

Nossos índices de fator único medem a exposição a fatores individuais de risco não relacionados ao mercado. Obtenha o dashboard fatorial mais recente ou explore a gama completa de índices de fatores aqui.
  • Rendimento dos Dividendos

    Ações com rendimentos de dividendos superiores à média, levando em conta a qualidade dos dividendos.

  • Valor Aprimorado

    Ações com valorizações atraentes baseadas em pontuações de valor calculadas usando três medidas fundamentais: valor contábil-preço, lucros-preço e vendas-preço.

  • Baixa Volatilidade

    Ações com a menor volatilidade relativa durante um período de tempo definido.

  • Momento

    Ações que apresentam a maior persistência em seu desempenho relativo ajustado pelo risco.

  • Qualidade

    Ações com a mais alta qualidade relativa baseada no retorno sobre o patrimônio líquido, na relação de acumulação e na alavancagem financeira.

  • Tamanho/Ponderação Equitativa

    Considera o tamanho das ações com base na capitalização do mercado (por exemplo, ações large cap versus small cap), ou ponderação equitativa, que inclina o índice em favor das empresas de menor porte.


Estilos Adequados às Suas Necessidades

Índices S&P Style

Os Índices S&P Style proporcionam uma ampla exposição e são ponderados pelo mercado. Esta abordagem os torna referências relevantes para avaliar a habilidade de gestores ativos, e adequados para aqueles que procuram investimentos tradicionais ligados a índices de "buy and hold" com uma inclinação para um estilo particular.

Índices S&P Pure Style

Os Índices S&P Pure Style têm uma definição mais estrita de crescimento e valor, traduzindo-se em exposições de estilo mais concentradas para os participantes do mercado que procuram ferramentas precisas. Ao contrário dos índices de estilo padrão, eles são ponderados por pontuações e não há sobreposição de títulos entre crescimento e valor.

Índices S&P Enhanced Value

Os Índices S&P Enhanced Value medem as ações de primeira linha por pontuação de valor, e levam em conta tanto a capitalização de mercado quanto a pontuação de valor em sua ponderação.


Eficácia dos Fatores

Tanto nos mercados desenvolvidos como emergentes em todo o mundo, a maioria dos fatores tem historicamente proporcionado excessos no retorno em relação a seus índices de referência, como indicado por suas relações de informação de 15 anos. Descubra como as estratégias de fatores funcionam na Austrália, China e Hong Kong, e saiba como a baixa volatilidade funciona em todo o mundo.


Eficácia dos Fatores

Fonte: S&P Dow Jones Indices e/ou suas afiliadas. Dados de 30 de junho de 2020. São utilizadas versões de retorno total dos índices. Os gráficos são fornecidos para fins ilustrativos. O desempenho passado não é uma indicação ou garantia de resultados futuros. Estes gráficos podem refletir um desempenho histórico hipotético. Confira a Divulgação de Desempenho para mais informações sobre retornos de índices, incluindo desempenho hipotético.


Índices Multifatoriais: Combinando Fatores

Embora poderosos individualmente, os fatores também podem ser usados em combinação, dependendo de suas perspectivas de mercado e objetivos de investimento. Algumas combinações de fatores comuns incluem:

Índices Multifatoriais: Combinando Fatores


Benefícios dos Índices Multifatoriais

Historicamente, os cinco fatores centrais geralmente exibiram correlações fracas. A combinação de tais fatores pode melhorar o desempenho em longo prazo e gerar excessos no retorno mais estáveis. Visto que os investidores não são obrigados a tomar decisões sobre quando alternar entre os fatores, as abordagens multifatoriais reduzem o risco associado ao timing das exposições aos fatores.

Benefícios dos Índices Multifatoriais

Fonte: S&P Dow Jones Indices e/ou suas afiliadas. Dados de 30 de junho de 2020. O desempenho dos índices é baseado em retornos totais calculados em dólares. Os gráficos são fornecidos para fins ilustrativos. O desempenho passado não é uma indicação ou garantia de resultados futuros. Estes gráficos podem refletir um desempenho histórico hipotético. Confira a Divulgação de Desempenho para mais informações sobre retornos de índices, incluindo desempenho hipotético.


Uma História de Inovação Fatorial

Como pioneiros na criação de índices de fatores, lançamos nossos primeiros índices de crescimento e valor em 1992 e continuamos sendo líderes inovadores até hoje.

Uma História de Inovação Fatorial


Pesquisa e Perspectivas

  • Estratégias de fatores no Brasil: uma guia para o investidor

    Conheça as características das estratégias fatoriais da S&P DJI no Brasil.

    Leia agora
  • Acompanhando ações Small Cap de qualidade no Brasil

    Quando se trata de ações Small Cap, a rentabilidade é importante.

    Leia agora
  • Os méritos e métodos do investimento multifatorial

    Múltiplos fatores são melhores do que um?

    Leia agora
  • Diferenciando estilo de estilo puro

    Os Índices S&P Style e S&P Pure Style têm características de risco/retorno diferentes por causa das suas metodologias.

    Leia agora
  • Adapte-se às mudanças nas condições do mercado: S&P Economic Cycle Factor Rotator Index

    Examine uma estratégia de rotação de fatores dinâmica projetada para medir os fatores em diferentes fases do ciclo econômico.

    Assista agora