O que São as "Novas Economias"?

Inovações revolucionárias estão transformando a economia global, enquanto tecnologias emergentes estão remodelando as indústrias tradicionais e gerando novas a um ritmo impressionante. Elas representam a base da Quarta Revolução Industrial: os setores do século 21.

Hoje, estamos no início de uma Quarta Revolução Industrial. Os desenvolvimentos em genética, inteligência artificial, robótica, nanotecnologia, impressão 3D e biotecnologia, para citar apenas alguns, estão todos se desenvolvendo e ampliando uns aos outros. Isto criará o alicerce para uma revolução mais abrangente e global do que qualquer coisa já vista - Relatório do Fórum Econômico Mundial (FEM) [2016].

Os rápidos desenvolvimentos em robótica, automação e inteligência artificial, junto com uma extrema conectividade e a disponibilidade de potência de processamento exponencial, estabeleceram as bases para mudanças sísmicas em todas as facetas de nossas vidas. A democratização da infraestrutura, seja bancária, de recursos computacionais ou mesmo da geração de energia, diminuiu a barreira de entrada em muitas indústrias, atuando tanto como catalisador de inovação quanto como força perturbadora para as indústrias tradicionais.


S&P Kensho New Economy Indices

Os S&P Kensho New Economy Indices capturam dinamicamente as empresas que estão impulsionando a Quarta Revolução Industrial. A família de índices se distingue por ter uma visão abrangente e objetiva das muitas indústrias que estão impulsionando o crescimento econômico agora e que continuarão no futuro.

Os esquemas de classificação padrão da indústria não estão explicitamente preparados para capturar os motores do crescimento econômico futuro, particularmente a interconectividade e fluidez que são as marcas registradas da nova economia. Em contraste, os S&P Kensho New Economy Indices não apenas identificam as empresas líderes em cada indústria, mas também capturam todo o ecossistema que as sustenta, o que é essencial para compreender plenamente onde se encontram o impacto econômico e os benefícios.

A família inclui índices setoriais e subsetoriais que podem ser utilizados individualmente ou como peças de construção.


Construção dos Índices

Os S&P Kensho New Economy Indices são construídos usando uma metodologia inteiramente sistemática e baseada em regras. Por meio da plataforma de processamento de linguagem natural (PNL) da Kensho, milhões de páginas de registros regulamentares e outras informações públicas são analisadas para identificar as empresas envolvidas em cada uma das novas economias. Algoritmos determinam o grau de envolvimento de cada empresa; as empresas para as quais uma nova economia é um componente principal de sua estratégia de negócios receberão uma ponderação elevada nos índices.
  • Escaneie

    Escaneie o universo de empresas públicas.

  • Procure

    Procure empresas que correspondam à definição de nova economia.

  • Organize

    Organize as empresas por impacto.


Aproveitando a Inovação Disruptiva com Índices

Por que a Inovação Disruptiva é Importante para os Assessores
Detectando a Tecnologia Disruptiva em Setores e Indústrias
Tornando a Inovação Acessível
Capturando a Tecnologia do Futuro com Ferramentas Baseadas em Índices

As tecnologias emergentes estão transformando as indústrias tradicionais e criando novas a um ritmo assombroso. Como os assessores estão utilizando ferramentas baseadas em índices para melhor entender e acessar os motores desta Quarta Revolução Industrial?

Assista tudo (em inglês)


Explore os índices

  • Composto de Novas Economias

    Projetado para medir o desempenho das empresas envolvidas nos setores da nova economia, inclui uma lista dinamicamente ajustada de empresas de todos os índices subsetoriais.

    Conheça mais
  • Novas Economias Seletas

    Empresas envolvidas nos setores da nova economia, medidas através de um subconjunto dos cinco índices subsetoriais com melhor desempenho.

    Conheça mais
  • Impressão 3D

    Empresas focadas na impressão 3D.

    Conheça mais
  • Sistemas Avançados de Transporte

    Empresas focadas em otimizar a eficiência do gerenciamento de grandes frotas de veículos, transporte de carga e transporte público.

    Conheça mais
  • Finanças Alternativas

    Empresas focadas em fornecer serviços de financiamento alternativo e gestão de patrimônios.

    Conheça mais
  • Veículos Autônomos

    Empresas focadas em veículos autônomos e conectados.

    Conheça mais
  • Energia Limpa

    Empresas envolvidas no setor de energia limpa, incluindo aquelas focadas em operações de energia renovável (solar, eólica, hídrica, geotérmica) como um componente principal de sua estratégia de negócios.

    Conheça mais
  • Eletricidade Limpa

    Empresas envolvidas em avanços em tecnologia limpa e energia limpa.

    Conheça mais
  • Tecnologia Limpa

    Empresas focadas em tecnologias de construção ou produtos que permitem a geração de energia de forma limpa.

    Conheça mais
  • Segurança Cibernética

    Empresas focadas na proteção de empresas e dispositivos contra o acesso não autorizado através de meios eletrônicos.

    Conheça mais
  • Democratização Financeira

    Empresas focadas em inovações dentro dos serviços financeiros, incluindo empréstimos diretos, crowdfunding, gestão automatizada de patrimônio, serviços de seguros on-demand, bem como serviços relacionados.

    Conheça mais
  • Comunidades Digitais

    Empresas envolvidas em serviços de redes sociais digitais, tais como plataformas que conectam o perfil de um usuário com outra pessoa ou grupo, permitindo que os usuários se comuniquem e visualizem o conteúdo gerado pelos usuários, bem como aplicações de jogos on-line com foco na comunidade.

    Conheça mais
  • Contabilidade Distribuída

    Empresas envolvidas no avanço da tecnologia de contabilidade distribuída (blockchain) e aquelas que possibilitam os serviços, como as mineradoras.

    Conheça mais
  • Drones

    Empresas focadas no mercado de drones aéreos, submarinos e de superfície operados à distância ou não tripulados.

    Conheça mais
  • Veículos Elétricos

    Empresas envolvidas no setor de veículos elétricos e os ecossistemas que o sustentam.

    Conheça mais
  • Colaboração Empresarial

    Empresas envolvidas no fornecimento da próxima geração de produtos e serviços relacionados à colaboração empresarial.

    Conheça mais
  • Fronteiras Finais

    Empresas focadas em tecnologias na vanguarda da exploração e desenvolvimento do espaço profundo e do mar profundo.

    Conheça mais
  • Comunicação do Futuro

    Empresas focadas em avanços na forma como as pessoas se encontram, colaboram e se comunicam.

    Conheça mais
  • Pagamentos do Futuro

    Empresas envolvidas no fornecimento de produtos ou serviços relacionados a plataformas de uso geral que permitem aos consumidores fazer transações usando um balanço digital.

    Conheça mais
  • Segurança do Futuro

    Empresas envolvidas em segurança cibernética e fronteiras inteligentes, incluindo empresas relevantes de robótica, drones, espaço, wearables e realidade virtual.

    Conheça mais
  • Engenharia Genética

    Empresas envolvidas na indústria de engenharia genética, incluindo aquelas que fornecem ferramentas para permitir que outras empresas executem suas próprias pesquisas de forma mais eficiente.

    Conheça mais
  • Evolução Humana

    Empresas envolvidas em engenharia genética; aquelas que produzem produtos para melhorar a capacidade humana, tais como empresas de wearables e realidade virtual; empresas de nanotecnologia e robótica que se concentram nas tecnologias de robôs médicos, cirúrgicos, nanobots e microbots, além de impressão 3D, para fins médicos.

    Conheça mais
  • Infraestrutura Inteligente

    Empresas focadas na construção da próxima geração de sistemas de infraestrutura.

    Conheça mais
  • Nanotecnologia

    Empresas envolvidas na indústria da nanotecnologia. Isto inclui empresas que produzem materiais em nanoescala, bem como aquelas que utilizam a nanotecnologia em suas linhas de produção ou que constroem máquinas capazes de medir informações em nanoescala.

    Conheça mais
  • Robótica

    Empresas focadas na indústria robótica e subsistemas significativos.

    Conheça mais
  • Fronteiras Inteligentes

    Empresas focadas na segurança de fronteiras e infraestruturap crítica.

    Conheça mais
  • Edifícios Inteligentes

    Empresas envolvidas na indústria de edifícios inteligentes/conectados, o que permite que os edifícios se tornem mais conectados, inteligentes e adaptáveis.

    Conheça mais
  • Redes Inteligentes

    Empresas envolvidas nas indústrias de energia inteligente, água inteligente e sistemas inteligentes de transporte.

    Conheça mais
  • Transporte Inteligente

    Empresas focadas em tecnologia de veículos autônomos e elétricos, drones comerciais e sistemas avançados de transporte.

    Conheça mais
  • Espaço

    Empresas envolvidas no setor espacial, incluindo aquelas focadas em atividades relacionadas ao espaço como um componente principal de sua estratégia de negóciosp.

    Conheça mais
  • Realidade Virtual

    Empresas envolvidas no setor de realidade virtual, incluindo aquelas focadas em atividades relacionadas à realidade virtual ou aumentada como um componente principal de sua estratégia de negócios.

    Conheça mais
  • Wearables

    Empresas focadas em tecnologias vestíveis e implantáveis para uso comercial, militar e médico.

    Conheça mais

Recursos Adicionais

Para mais informações sobre os S&P Kensho New Economy Indices, incluindo dados, factsheets e metodologias, visite a página da família dos índices.