O Dow Jones Industrial Average® (DJIA) celebrará na quarta-feira seu quasquicentenário, que marca exatamente 125 anos desde a sua primeira publicação. Antes que um dos mais observados e amplamente citado benchmarks do mundo atinja este marco, oferecemos uma visão geral do “The Dow®”, incluindo suas origens, o que se manteve ao longo dos anos e o que mudou.
Não é o primeiro índice a medir o mercado americano de valores... Mas não está longe!
Embora muitos acreditem que o DJIA é o primeiro índice a medir o mercado americano de ações, essa distinção na verdade vai para o Dow Jones Railroad Average. Charles Dow e Edward Jones começaram a publicar o Railroad Average em 1884, e sua composição refletia a importância das ferrovias para a economia dos EUA: 9 dos 11 componentes do índice eram empresas ferroviárias. A Western Union e a Pacific Mail Steamship Company completavam o grupo.
Embora o Railroad Average (agora conhecido como o Dow Jones Transportation Average) refletisse os principais motores da economia dos EUA no final do século XIX, Charles Dow pensava que as empresas industriais seriam contribuintes cruciais para o crescimento econômico dos EUA. Assim, o DJIA nasceu em 26 de maio de 1896, como uma forma de acompanhar as tendências do mercado americano. Inicialmente continha 12 ações, ampliadas para 20 ações em 1916, e aumentou para a já familiar contagem de 30 ações em 1928.