NESTA LISTA

Scorecard SPIVA® Ajustado pelo Risco: Avaliação do desempenho dos gestores ativos da perspectiva do risco

Scorecard de Persistência na América Latina

Scorecard SPIVA da América Latina

Scorecard de Persistência na América Latina: Maio 2018

Scorecard SPIVA® Ajustado pelo Risco: Avaliação do desempenho dos gestores ativos da perspectiva do risco

Contributor Image
Hamish Preston

Head of U.S. Equities

S&P Dow Jones Indices

RESUMO
Risco e retorno são duas faces da mesma moeda. Além do desempenho relativo dos fundos, os participantes do mercado também estão interessados em conhecer os riscos que são assumidos para obter esses retornos. Isto nos motivou a analisar o desempenho dos fundos de gestão ativa do ponto de vista do risco.

O Scorecard SPIVA Ajustado pelo Risco mede o desempenho de fundos de gestão ativa em comparação com seus benchmarks desde a perspectiva do risco, utilizando retornos brutos e líquidos (com e sem taxas de administração). A fim de avaliar o desempenho, usamos relações de retorno/volatilidade para avaliar o desempenho e calculamos a volatilidade conforme o desvio padrão dos retornos mensais. O nosso objetivo é determinar através dos retornos brutos e líquidos se os fundos de gestão ativa são melhores controlando o risco do que os índices passivos.

Após considerar o risco, a maioria dos fundos ativos nacionais em todas as categorias perdeu para seu benchmark quanto aos retornos líquidos, em horizontes de investimento de médio e longo prazo.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...