RESUMO
Um conjunto de fatores tem permitido a expansão dos investimentos com base em índices, incluindo os avanços tecnológicos, o regulamento, o ceticismo dos investidores com relação à capacidade dos gestores de fundos e uma maior preocupação em torno das taxas de administração. O ritmo dos avanços e a complexidade das mudanças fazem com que seja difícil para os investidores e gestores se manterem informados sobre estas tendências decisivas. Neste relatório, fornecemos uma visão geral do investimento baseado em índices e seu impacto potencial e real na indústria de gestão de ativos.
A primeira metade do documento descreve as principais tendências observadas no mundo da gestão de fundos e o investimento baseado em índices, especificamente:
1. As taxas de administração estão sob pressão. Os avanços tecnológicos e as mudanças nas economias de escala têm gerado a mercantilização do beta.
2. A gama de produtos está em expansão constante e os investimentos baseados em índices estão ganhando espaço na gestão ativa. As estratégias de smart beta e o crescente interesse pelo beta dos hedge funds abre o caminho para um maior desenvolvimento dos fundos passivos à custa da gestão ativa.
3. Os avanços tecnológicos estão permitindo a personalização em massa dos produtos e um maior ênfase nos resultados demandados pelos investidores individuais e institucionais. Estes resultados estão se tornando fundamentais. Os fundos vinculados a índices podem se beneficiar deste fato devido a seu baixo custo e maior transparência.
A segunda parte deste trabalho se concentra nas mudanças observadas na indústria de gestão de ativos e apresenta uma revisão dos temas normalmente analisados:
- É possível as estratégias de investimento passivo se desenvolverem excessivamente? Esta é uma pergunta frequente, levando em conta os fluxos elevados de investimento nos fundos passivos. Nós explicamos por que isto não deveria ser uma preocupação real
- Considerando a desmitificação e diversificação dos rendimentos, quais são as possíveis consequências que isto tem para a gestão ativa? A segmentação dos rendimentos de acordo com fatores faz com que os investidores sejam mais exigentes em relação aos produtos pelos quais estão dispostos a pagar taxas mais elevadas. Isto pode acarretar consequências importantes para a estrutura das taxas e a indústria em geral.
- As definições atualizadas do beta e da gestão passiva: ambos os conceitos evoluíram consideravelmente desde a sua criação.