Resumo
É comum os investidores em ações atribuírem maior peso a seus mercados locais em relação ao conjunto global de oportunidades. Este “viés local” significa que as alocações de muitos investidores em ações dos EUA podem ser menores do que as esperadas, visto que tais ações representaram 59% da capitalização do mercado global de valores no final de 2021. Os objetivos deste artigo são:
- Dar destaque ao tamanho relativo do mercado americano de valores, incluindo empresas mid cap e small cap;
- Demonstrar como a incorporação de ações americanas pode diversificar vieses locais nos setores, proporcionar exposição ao crescimento econômico dos EUA e possivelmente melhorar os retornos ajustados pelo risco (ver quadro 1);
- Apresentar o S&P 500®, o S&P MidCap 400® e o S&P SmallCap 600®, conhecidos em conjunto como o S&P Composite 1500®; e
- Mostrar como os gestores ativos têm encontrado dificuldades para superar, historicamente, os seus índices de referência.
A importância das ações americanas
Embora as definições de “mercado” possam variar dependendo do objetivo de investimento e do domicílio, os participantes do mercado que excluem as empresas americanas de suas estratégias de investimento podem correr o risco de ignorar uma parte significativa do conjunto global de oportunidades de investimento em ações.
O quadro 2 mostra que as empresas americanas representaram 59% do mercado mundial de ações no final de 2021. Isso é mais de nove vezes o peso do segundo maior país, o Japão, e mais de 70 vezes maior que os segmentos no S&P Global BMI do Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, combinados.