Recentemente publicamos o nosso artigo intitulado “Building Better International Small-Cap Benchmarks”, que fornece uma análise abrangente da recém-lançada série de índices S&P Global SmallCap Select. Estes índices procuram medir o desempenho das empresas small cap ou de capitalização baixa que apresentam resultados positivos.
Por que incorporar critérios de rentabilidade positiva em benchmarks small cap? A ideia inicial provém de dois estudos anteriores . O primeiro demonstrou que o fator de qualidade foi um dos principais impulsionadores do diferencial de retornos entre dois importantes benchmarks de ações small cap dos EUA. O segundo estudo mostrou que a variabilidade do efeito do tamanho proveio principalmente do desempenho volátil das companhias small cap de baixa qualidade (ou ações “podres” ou junk). Adicionalmente, os autores observaram que quando estas ações são controladas, o prêmio de risco por tamanho se torna mais sólido por natureza e pode se encontrar em indústrias, períodos e 23 mercados diferentes.
Com base na evidência encontrada em ambos artigos, pesquisamos se o fator de qualidade obteve um prêmio similar em universos small cap internacionais da S&P DJI. Para testar a efetividade dos ganhos, mostra a média de excesso nos retornos durante um mês para as empresas com ganhos, em comparação com as empresas com perdas em cada país dentro do universo do S&P Global BMI.