Um artigo de pesquisa publicado recentemente proporciona uma nova perspectiva sobre o uso ativo de produtos vinculados aos índices da S&P Dow Jones Indices (S&P DJI) e ilustra a rede de liquidez que se desenvolveu em torno do S&P 500® e de outros índices populares.
“Ativo” e “passivo” são termos coloquiais e às vezes pode ser difícil distinguir entre eles. Uma carteira que replica as variações de um índice amplo e ponderado por capitalização de mercado é o arquétipo de uma estratégia passiva, mesmo que antecipar diariamente os movimentos do mercado mediante a compra e venda das ações dessa carteira seria considerado investimento ativo conforme a maioria das definições.
Procurar uma distinção precisa entre investimento ativo e passivo poderia resultar uma perda de tempo, dado que alguns investidores negociarão com maior frequência do que outros e quase todos irão ajustar as suas posições ao longo do tempo. O que e preciso não é determinar se uma estratégia é ativa, mas quanta atividade essa carteira tem.
Os fundos negociados em bolsa (ETFs, pela sigla em inglês), nos permitem ilustrar este ponto. Um ETF que acompanhe o S&P 500 provavelmente será administrado de forma passiva pelo patrocinador do fundo, mas pode ter como proprietários gestores ativos que ajustem as suas posições com frequência. Os futuros e opções parecem mais fáceis de classificar: ao ter datas de vencimento predeterminadas, estão feitos para satisfazer necessidades de curto prazo. Contudo, se as suas posições são renovadas, tais produtos podem ser utilizados para replicar o desempenho de uma carteira passiva durante anos e décadas.
Uma visão da liquidez dos índices
A nossa pesquisa permite ter uma ideia dos volumes de negociação associados aos diferentes produtos negociáveis vinculados a índices da S&P DJI, incluindo futuros, ETFs, opções e outros produtos cotados. Estas estatísticas começam a preencher algumas das lacunas no nosso entendimento sobre o uso de produtos “passivos” e nos permite inferir uma média dos períodos de retenção ou determinar onde encontrar a liquidez.
Os dados incluem mais de 1,300 produtos individuais vinculados a 500 índices diferentes, negociados em mais de 30 países. Com volumes anuais de transação situados em trilhões de dólares no caso dos índices mais populares, uma das conclusões da nossa pesquisa é que os investidores passivos desempenham uma função importante nos produtos vinculados a índices da S&P DJI, visto que é normal observar períodos médios de retenção de alguns meses ou menos.