Este artigo foi publicado originalmente no blog Indexology® no dia 10 de janeiro de 2022.
Em um artigo anterior, apresentamos o S&P 500® Twitter Sentiment Index e o S&P 500 Twitter Sentiment Select Equal Weight (EW) Index, salientando o seu objetivo e construção.
No núcleo destes índices há uma pontuação de sentimento que captura a direção e magnitude do sentimento associado a uma empresa específica. A S&P DJI obtém estas pontuações de sentimento diariamente através da análise de um corpus relevante de tuítes com $cashtags para cada empresa.
Spread persistente entre quintis
Utilizando os quintis ponderados equitativamente criados a partir de componentes do S&P 500, classificados pelas pontuações de sentimento acumuladas a cada mês, observamos uma queda gradual no desempenho em todos os quintis (confira o quadro 1). Também observamos que o spread entre o quintil 1 e 5 foi bastante persistente e estável ao longo do tempo (confira o quadro 2). Geralmente, o spread também foi sólido para a seleção de parâmetros utilizados para calcular a pontuação de sentimento, o que demonstra que o sentimento baseado em tuítes satisfaz parcialmente os critérios para ser considerado um fator sistemático viável.