Este artigo foi publicado em inglês no blog de Indexology® em 2 de junho de 2025.
Os provedores de índices podem fazem muito mais do que fornecer os benchmarks que os produtos baseados em índices pretendem acompanhar. Eles também oferecem um leque de serviços que os gestores de patrimônio podem procurar para possivelmente aprimorar suas estratégias, agilizar as operações e aprofundar o envolvimento dos consultores. No entanto, algumas empresas ainda tratam os provedores de índices apenas como fornecedores de dados, pelo que não tiram o máximo proveito do amplo conjunto de ferramentas disponível para os gestores de ativos e patrimônio que buscam obter uma vantagem competitiva.
De acordo com uma nova pesquisa da Cerulli Associates, a maioria dos executivos das plataformas internas das gestoras de patrimônio considera os provedores de índices principalmente como insumos para medir o desempenho e realizar análises comparativas. Contudo, um grupo seleto (especificamente aqueles que estão desenvolvendo soluções customizadas e produtos exclusivos ou que estão construindo carteiras modelo) está começando a desbloquear o verdadeiro potencial do que os provedores de índices podem oferecer. Essas empresas estão recorrendo aos provedores de índices não apenas para obter dados, mas para colaborar e, ao fazer isso, estão descobrindo novas formas de se diferenciar e se expandir.
Nível de envolvimento dos consultores financeiros com os provedores de índices
Um blog recente analisou as forças que estão contribuindo para o crescimento do investimento vinculado a índices na gestão de patrimônio. Embora a grande maioria dos consultores financeiros utilize produtos de investimento baseados em índices, a maior parte deles não está se envolvendo com os provedores de índices de outras maneiras (ver quadro 1).
Isso leva a perguntar: quais outras oportunidades podem estar disponíveis para os gestores de patrimônio que buscam aproveitar as ofertas dos provedores de índices? Os provedores de índices fornecem várias soluções, tais como dados e liderança de opinião. Formar relações estratégicas com um provedor de índices que goze desses recursos pode ajudar a construir uma base para desenvolver produtos e soluções que os consultores possam incorporar às carteiras de seus clientes para apoiar suas práticas.