NESTA LISTA

A irrelevância do fator valor na baixa volatilidade

As mulheres e o S&P Latin America Emerging LargeMidCap ESG Index

As palavras mais perigosas

América Latina – Resumo de 2019

Conflito EUA-Irã: Os mercados financeiros parecem ignorar outro risco geopolítico

A irrelevância do fator valor na baixa volatilidade

As estratégias de baixa volatilidade conseguiram uma aceitação considerável no mercado depois da crise financeira de 2008. Durante a grande parte dos doze anos seguintes, os céticos argumentaram que a baixa volatilidade poderia se tornar, e algumas vezes que já se tornou, sobrevalorizada. Sem dúvida é uma preocupação entendível, especialmente levando em consideração que a popularidade das estratégias de baixa volatilidade se manteve constante

Há pouco, atualizamos o nosso estudo de 2016 intitulado “A valorização da baixa volatilidade” para observar o possível impacto (se houver) das valorizações no desempenho futuro do S&P 500 Low Volatility Index® . A nossa conclusão mais importante agora, bem como aquela vez, é que as valorizações têm pouca relevância como indicador do desempenho da estratégia de baixa volatilidade.

O quadro a seguir resume este ponto numa imagem só. Ele mostra a valorização mensal da estratégia de baixa volatilidade (em comparação com o S&P 500) versus o seu desempenho relativo no mês seguinte. Se o gráfico parece disperso, é porque ele é disperso: a correlação entre a valorização deste mês e o desempenho do mês seguinte é 0,03. Como indicador de pontos de entrada e saída para estratégias de baixa volatilidade, o fator valor parece não ter valor nenhum.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...