Este artigo foi publicado em inglês no blog de Indexology® em 24 de abril de 2025.
O mundo está passando por mudanças significativas à medida que enfrenta a transição energética, marcando uma virada para fontes de energia inovadoras e mais eficientes. Nesse contexto em constante evolução, os índices podem desempenhar um papel fundamental, oferecendo diversas medições que representam várias facetas da transição energética.
Edifícios, que constituem uma parcela considerável do consumo global de energia atribuído ao setor imobiliário, estão na vanguarda dessa transição. O Dow Jones Global Select ESG Tilted Real Estate Securities Index (RESI) exemplifica como os índices podem fornecer uma estrutura para avaliar o setor imobiliário que atenda às demandas da transição energética.
Lançado em 2021, o Dow Jones Global Select ESG Tilted RESI mede o desempenho de títulos imobiliários negociados publicamente a partir de seu índice de referência, o Dow Jones Global Select RESI, que atendam aos critérios de sustentabilidade. O índice visa melhorar a pontuação ESG total da GRESB em relação ao seu índice subjacente sobreponderando empresas com pontuações GRESB relativamente elevadas e subponderando aquelas com pontuações inferiores a um ou iguais a zero.
Conforme ilustrado no quadro 1, desde seu lançamento, o índice teve um desempenho semelhante ao de seu benchmark, o Dow Jones Global Select RESI, e atingiu um excesso no retorno total de 0,12% no período de um ano encerrado em 31 de março de 2025.
Uma análise mais aprofundada das subindústrias imobiliárias do GICS nesse índice revela insights importantes relacionados à sua contribuição para o desempenho relativo do índice Dow Jones Global Select ESG Tilted RESI no período de um ano encerrado em 31 de março de 2025, bem como sua respectiva intensidade de carbono, conforme ilustrado no quadro 2. O tamanho das bolhas indica o nível de intensidade de carbono, sendo que bolhas maiores representam uma pegada de carbono maior. Além disso, o gradiente de cores ilustra os diferentes níveis de intensidade de carbono, variando de azul escuro para a intensidade mais alta a azul claro para a mais baixa.