RESUMO
O Scorecard de Alfa Passageiro é um relatório semestral que mostra se os fundos mútuos que ganham dos seus benchmarks num período de três anos continuan ganhando deles em períodos posteriores. O relatório mistura informações de outras duas publicações da S&P Dow Jones Indices, o Scorecard SPIVA para os EUA e o Scorecard de Persistência (também para os EUA). O primeiro relatório mede o porcentual de gestores ativos que ganham dos seus benchmarks em diferentes categorias de renda variável e renda fixa, o segundo mostra a probabilidade dos fundos que têm uma performance forte nos períodos iniciais manter a sua condição em relação aos outros fundos em períodos posteriores.
Para efeitos do Scorecard de Alfa Passageiro, em primeiro lugar identificamos os fundos que ganham dos seus benchmarks com base nos seus retornos líquidos (sem taxas de administração) anualizados durante três anos. Logo depois, analisamos si estes fundos continuan ultrapassando o desempenho dos seus índices de referência em cada um dos três períodos seguintes de um ano.
O quadro mostra a persistência no desempenho dos gestores que investem em diferentes categorias de renda variável local e internacional, com base no retornos dos últimos três anos. Das 18 categorias de renda variável local, oito não apresentaram fundos com persistência do alfa após três anos. Em 31 de dezembro de 2016, cerca de 10% dos 313 fundos large cap de valor tinham ganhado do S&P 500® Value nos últimos três anos. No fechamento de 2019, nenhum destes 31 ganhadores tinha mantido a sua condição durante três anos consecutivos. Dos ganhadores no fechamento de 2016, apenas 12,9% dos fundos locais ganhadram do S&P Composite 1500® nos três seguintes períodos de um ano.
A grande maioria dos fundos locais de renda variável apresentou uma baixa persistência no seu desempenho superior, com algumas exceções nos segmentos small cap e mid cap. A melhoria esteve principalmente nos fundos de crescimento mid cap e small cap, categorias em que 67% e 50% dos ganhadores passados conseguiram gerar um alfa positivo nos três períodos seguintes de um ano, respectivamente