RESUMO DOS RESULTADOS
- Quando se trata do debate entre gestão ativa e passiva, uma das principais medidas do sucesso da gestão ativa é a capacidade de um gestor ou de uma estratégia proporcionar rendimentos acima da média de forma consistente durante vários períodos. Demonstrar uma capacidade para ganhar de seus pares de forma reiterada é a única maneira comprovada de distinguir entre a habilidade e a sorte de um gestor de fundos.
- De acordo com o Relatório sobre Persistência da S&P DJI, um número relativamente baixo de fundos consegue se manter na liderança de forma constante. Dos 641 fundos domésticos de renda variável classificados no quartil superior de desempenho em março de 2014, apenas 7,33% conseguiram conservar sua posição no final de março de 2016. Além disso, 8,5% dos fundos large cap, 3,26% de fundos mid cap e 0,68% dos fundos small cap conseguiram permanecer no quartil superior.
- No caso do período de três anos com término em março de 2016,os resultados de persistência dos fundos classificados na metade superior de desempenho foram variados. Durante três períodos consecutivos de 12 meses, 30,36% dos fundos large cap, 24,04% dos fundos mid cap e 19,18% dos fundos small cap conseguiram manter sua classificação na metade superior.
- Geralmente, existe uma relação inversa entre o horizonte temporal da medição e a capacidade de fundos com rendimentos elevados para manter sua condição. É importante notar que apenas 0,78% dos fundos large cap e nenhum fundo mid cap ou small cap conseguiram permanecer no quartil superior no final do período de medição de cinco anos. Este número transmite uma imagem negativa no que diz respeito à falta de persistência nos rendimentos de fundos mútuos em longo prazo.