NESTA LISTA

TalkingPoints: Entendendo o S&P/BM&F Índice de Futuros de Taxa de Juros – DI 3 anos

Por que o S&P 500® é importante para o Brasil?

Qual é a importância global do S&P 500®?

O crescimento das estratégias passivas nas pensões públicas

Uma guia para interpretar o VIX®

TalkingPoints: Entendendo o S&P/BM&F Índice de Futuros de Taxa de Juros – DI 3 anos

Além dos títulos de dívida típicos, como podemos ter exposição à renda fixa? Conheça o nosso S&P/BM&F Índice de Futuros de Taxa de Juros - DI 3 anos, que fornece exposição à taxa DI no Brasil por meio de contratos futuros

  1. Que é o S&P/BM&F Índice de Futuros de Taxa de Juros - DI 3 anos?
    Este índice procura medir o desempenho de uma carteira hipotética composta por um contrato futuro de DI de três anos. O contrato é na taxa interbancária com prazo de um dia, que é usada pelos bancos brasileiros para oferecer empréstimos de um banco para outro. O objetivo do contrato é fornecer uma forma de cobertura (hedge) ou especulação nas taxas de juros de curto prazo no Brasil. O índice é composto por contratos futuros e estipula a substituição do contrato do índice (“rolagem”). Esta rolagem ocorre durante um período de um dia a cada seis meses no penúltimo dia útil de dezembro e junho (data de rolagem). O índice foi desenvolvido para ser usado por administradores institucionais de investimentos, gestores de fundos mútuos, consultores profissionais e companhias de seguros.
    2. Quais são os principais benefícios do S&P/BM&F Índice de Futuros
    de Taxa de Juros - DI 3 anos?
    O índice constitui um benchmark para entidades financeiras que procuram medir o retorno dos seus investimentos e pode funcionar como a base de um instrumento de investimentos, já que é fácil de replicar. O mercado de contratos futuros no Brasil, em especial de contratos futuros de DI, é altamente líquido, o que faz com que o índice seja mais fácil de replicar do que os títulos de dívida subjacentes.

Visto que o índice está baseado em contratos futuros, são calculadas versões de retorno total e de excesso no retorno. Além disso, o índice é calculado em dólares americanos, o que faz com que seja acessível fora do Brasil. O índice de excesso no retorno inclui o retorno do preço e o rendimento de rolagem, enquanto a versão de retorno total incorpora a suposição de que o colateral será reinvestido à taxa de juros overnight.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...