Avaliação de Preço

Platts JKM™ (Japan Korea Marker): Avaliação de Preço do GNL

  • O que é a Platts JKM™?
  • Como a Platts avalia o JKM™?
  • Evolução da Avaliação de Preço Platts JKM™

O que é a Platts JKM™?

A Platts JKM™ é a avaliação de preço benchmark do Gás Natural Liquefeito (GNL) para cargas spot físicas. É base de referência em negócios spot, licitações e contratos de curto, médio e longo prazo no nordeste da Ásia e globalmente. A JKM™ reflete o valor de mercado spot de cargas entregues em base ex-navio (DES) no Japão, na Coreia do Sul, China e em Taiwan. As entregas nesses locais correspondem à maioria da demanda global de GNL.

Como a Platts avalia o JKM™?

A JKM ™ reflete o valor negociável diário de uma carga spot de GNL em um dado período e local de entrega com base em negociações, ofertas de compra, de venda e indicações de valor negociável relatadas aos especialistas em preços da S&P Global Platts. A Platts utiliza a metodologia de avaliação Market-on-Close (MOC). Desde o segundo trimestre de 2018, as empresas vêm relatando ofertas de compra, de venda e negócios firmes e transparentes no processo MOC da Platts. O MOC é um processo de um dia que termina às 16h30 em Singapura - horário de registro das avaliações de GNL da Platts na Ásia. Durante o processo, os editores da Platts pesquisam o mercado para obter informações sobre ofertas de compra, de venda e negócios, bem como sobre os fundamentos do mercado. Além disso, a Platts publica informações de empresas que relatam ofertas de compra, de venda e negócios firmes no processo de avaliação MOC. Todas as informações publicadas são consideradas na avaliação do dia. As ofertas de compra e venda firmes que são abertas a todo o mercado e qualquer negócio resultante dessas ofertas de compra e venda têm prioridade no processo de avaliação. Além das informações publicadas no processo MOC do GNL, os editores da Platts têm contato direto com produtores, consumidores, traders, corretores e transportadoras para coletar informações de preço. A Platts publica essas informações e as utiliza para avaliar valores em um dia, os quais servem como ponto de referência para quaisquer ofertas de compra, venda e negócios firmes no processo MOC. As informações coletadas por meio de pesquisas de mercado são consideradas na avaliação final, juntamente com ofertas de compra e venda e negócios relatos no MOC. As ofertas de compra e venda firmes que são abertas a todo o mercado e negócios resultantes dessas ofertas de compra e venda têm prioridade na avaliação final. Estas informações são publicadas durante o dia, em tempo real, como "market heards", para que a Platts possa testá-las, formando a base para as avaliações, e para que os participantes do mercado possam dar seu feedback em relação às informações. As avaliações da Platts são normalizadas para uma variedade de dimensões, incluindo períodos/datas de entrega, quantidade, localização, condições de troca e qualidade.   Para mais detalhes, por favor, consulte nosso guia de metodologia e especificações de GNL.

Evolução da Avaliação de Preço Platts JKM™

A S&P Global Platts lançou a primeira avaliação diária de preço do GNL para o comércio de cargas na Ásia - Platts JKM ™ — em fevereiro de 2009. À medida que a oferta global e a participação de mercado crescem, o aumento da liquidez nas transações spot faz com que a Platts JKM ™ seja cada vez mais usada como base para operações dentro e fora da Ásia. Embora o mercado de GNL continue sendo constituído, em grande parte, por contratos de longo prazo legados, há uma mudança acentuada nos últimos anos em direção a negócios a curto prazo e spot. As transações spot de GNL, em que as negociações são concluídas para entrega em três meses a partir da data da transação, totalizaram mais de 1.400 em 2018, ou mais de 25% do volume global de negócios, de acordo com um relatório recente da indústria de GNL. O setor está gradualmente se movendo em direção a preços mais baseados no mercado e vinculando contratos de curto e médio prazo às avaliações de preços relacionadas ao GNL; simultaneamente, os preços indexados ao petróleo – a principal referência contratual a longo prazo – estão diminuindo. Essa tendência cresce à medida que a atividade do mercado spot de GNL cresce e a participação no comércio próximo se expande. À medida que os volumes negociados no mercado de GNL se expandem, os fundamentos do produto começam a se tornar mais visíveis em seus preços. Consequentemente, os preços do GNL estão emergindo como distintos dos mercados de hidrocarbonetos relacionados. Os preços spot diários do GNL refletem de forma transparente o valor de mercado negociável do GNL comprado e vendido todos os dias.

Metodologia e Especificações

Conheça todas as metodologias
Conheça todas as metodologias

Produtos e Serviços

Veja todos os produtos de GNL
Veja todos os produtos de GNL