Avaliação de Preço

O preço de grãos do Mar Negro

  • O que são grãos do Mar Negro?
  • Como avaliamos o mercado de grãos do Mar Negro?
  • Evolução do mercado de grãos do Mar Negro

O que são grãos do Mar Negro?

O complexo de grãos do Mar Negro abrange a produção e exportação de trigo e milho de países que fazem fronteira com o Mar Negro. Nossa cobertura de mercado se concentra principalmente na oferta da Rússia e Ucrânia, mas também analisa as exportações do Cazaquistão, da Romênia, Bulgária, Sérvia e Hungria. Produzindo 9% da produção global total de grãos, as exportações da região do Mar Negro representaram 21,4% do total de exportações em 2014, um registro da importância da região como exportadora de grãos.  Com o aumento da compra global de trigo e milho devido ao crescimento populacional, o aumento da riqueza e a mudança dos padrões de consumo, é provável que o equilíbrio entre a oferta e demanda no mundo continue apertado. Como resultado, a região do Mar Negro vai continuar crescendo em importância e o papel do relatório de preços e a publicação de preços de grãos com transparência e avaliados de forma independente de grãos podem ter grande importância. Outros fatores surgirão na forma de mudanças climáticas, iniciativas políticas, instabilidade financeira e risco político. Como exemplo, a situação política na Rússia e na Ucrânia pressionou ainda mais o mercado, com restrições à exportação e conflitos aumentando a importância de relatórios confiáveis e precisos para as partes interessadas. A Platts pode capitalizar sua extensa experiência no mercado de commodities para desenvolver relatórios de preços que visam dar transparência em uma indústria e região que normalmente não são sujeitas a tal supervisão. O fornecimento de preços independentes pode ajudar no gerenciamento de riscos em toda a cadeia de valor, alimentando uma nova geração de instrumentos financeiros e fornecendo alguma proteção em tempos de incerteza. Diariamente, fornecemos quatro avaliações de preços de grãos, observando os preços do trigo com 12,5% de proteína do Mar Negro em base FOB com entrega em navios de até 60 mil t, o trigo com 12,5% de proteína do Mar Negro em base FOB com entrega em navios de cerca de 5 mil t, o trigo com 12,5% de proteína do Mar de Mármara em base CIF com entrega em navios de 5 mil t e o milho de origem ucraniana em navios de até 60 mil t. Nosso relatório diário de grãos fornece notícias, preços, comentários e análises, enquanto os preços de oferta de compra e venda ouvidos no mercado físico também são reportados ao vivo no Agriculture Alert, serviço em tempo real da Platts.

Como avaliamos o mercado de grãos do Mar Negro?

As avaliações da Platts para os preços de grãos do Mar Negro são baseadas em dados de mercado robustos e transparentes que incluem, entre outros, ofertas de compra e venda firmes, expressões de interesse para negociar e transações confirmadas relatadas durante o dia de negociação. Os preços do trigo e do milho do Mar Negro são avaliados em dólares americanos por tonelada e refletem o valor do mercado spot negociável e repetível às 16h30, horário de Londres. A Platts reúne dados de preços de um amplo segmento do mercado, incluindo produtores, traders, corretores e consumidores de trigo e milho. Os dados coletados pela Platts são publicados na íntegra no Platts Agriculture Alert, nosso serviço em tempo real, e são resumidos em nossa publicação diária Daily Grains.

Evolução do mercado de grãos do Mar Negro

A Platts começou a avaliar os grãos do Mar Negro em Lausanne, em 2014, e em Londres em 2015. A Platts oferece 4 avaliações diárias do mercado, observando os preços do trigo do Mar Negro, trigo do Mar de Azov, trigo do Mar de Mármara e milho do Mar Negro.Nós trabalhamos continuamente com os principais stakeholders da indústria, a fim de garantir que nossas avaliações de preço evoluam alinhadas às mudanças das condições do mercado. A Platts realiza, regularmente, fóruns sobre metodologia, seminários pela Internet e reuniões pessoais para a troca de ideias sobre o desenvolvimento de todos seus mercados-chave, tanto na Europa quanto no resto do mundo.

Veja todos os produtos e serviços de agricultura