trending Market Intelligence /marketintelligence/en/news-insights/trending/VIwEVs0-vQu9qxgyeCvukg2 content esgSubNav
In This List

BC chileno reduz previsão de crescimento em 2017

Blog

Banking Essentials Newsletter: July Edition - Part 2

Blog

Anticipate the Unknown Go Beyond Fundamentals to Uncover Early Signs of Private Company Credit Deterioration

Blog

Taking Loss Given Default Estimation to the Next Level: An Aspiration for All Creditors, Not Just Banks

Blog

Anticipate the Unknown A Fundamentals Approach to Detect Early Signs of Private Company Credit Deterioration


BC chileno reduz previsão de crescimento em 2017

* O banco central do Chile reduziu sua estimativa de crescimento do PIB do país em 2017 da faixa anterior de 1% a 2% para 1% a 1,75%, citando o baixo desempenho nos setores de construção e mineração, informou a Reuters. O banco central também anunciou que provavelmente não serão necessárias outras mudanças em sua taxa básica de juros, já que sua "política monetária já atingiu um nível expansivo".

* O Tribunal Superior Eleitoral brasileiro iniciará, em 6 de junho, o julgamento das alegações de financiamento ilegal da campanha do presidente Michel Temer em 2014, informou a Reuters. Temer pode ser retirado do cargo caso seja julgado culpado, embora a corte não tenha um prazo definido para o veredito final e possa levar semanas para chegar a uma decisão.

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

* O presidente do banco central do México, Agustin Carstens, disse que a recente valorização do peso mexicano, uma moeda que ele acredita estar subvalorizada, ajudará a compensar as pressões inflacionárias, informou a Reuters.

* Um tribunal federal do México decidiu que 617 milhões de pesos mexicanos pagos pela petrolífera estatal Pemex à empresa falida de serviços petrolíferos Oceanografía, como pagamento de um empréstimo obtido no Banco Mercantil del Norte SA Institución de Banca Múltiple, não poderão ser recuperados pelo banco, informou o Reforma.

BRASIL

* A Fitch Ratings retirou as notas da Brazilian Finance & Real Estate SA, da Brazilian Mortgages Companhia Hipotecaria e da Brazilian Securities Companhia de Securitização. As três empresas, que são unidades do Banco Pan SA, decidiram parar de participar do processo de classificação da Fitch.

* A S&P Global Ratings revisou o perfil de crédito individual da operadora brasileira de bolsa BM&FBOVESPA SA – Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros de "a-" para "bbb+". A agência de classificação de risco disse que a fusão da empresa com a Cetip SA gerou maior alavancagem, o que minou o perfil de risco financeiro da empresa, apesar dos planos de desalavancagem para os dois próximos anos.

* O Itaú Unibanco Holding SA anunciou que recomprou 12.960.000 ações preferenciais em maio a um preço médio de 35,51 reais cada, resultando em um custo total de cerca de 460,2 milhões de reais. A empresa já recomprou 28.397.900 ações preferenciais até agora em 2017, incluindo a operação de maio.

* Empresas de private equity no Brasil provavelmente adotarão uma postura mais cautelosa em termos de atividades de aquisição e de captação de recursos devido ao aumento da volatilidade política no país, informou a Reuters, citando a associação brasileira do setor ABVCAP.

* As empresas brasileiras estão se voltando cada vez mais para empresas de tecnologia financeira em busca de ferramentas básicas de gestão financeira à medida que procuram reduzir custos, informou o Diário Comércio Indústria & Serviços. A recente redução de tamanho dos bancos tradicionais brasileiros, que fecharam mais de 200 agências em 2016, também ajudou no crescimento do setor local de empresas de tecnologia financeira.

* A Caixa Econômica Federal anunciou que teve uma captação líquida de 1,1 bilhão de reais em depósitos em contas de poupança entre abril e maio, refletindo uma queda na taxa Selic que tornou a poupança mais atraente, informou o Valor Econômico.

* O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social está cogitando relaxar suas regras para investimentos em fundos mútuos devido às difíceis condições do mercado no Brasil, informou o Valor Econômico, citando Eliane Lustosa, diretora de mercados de capital do banco. A executiva não deu detalhes de como as regras podem ser flexibilizadas.

* O Banco Bradesco SA lançou uma nova plataforma totalmente digital, chamada Next, que se concentrará em atender clientes mais jovens, informou O Estado de S. Paulo. O banco investiu cerca de 120 milhões de reais na nova plataforma.

REGIÃO ANDINA

* A unidade de pesquisa econômica do Banco de Crédito del Perú prevê que o banco central do Peru reduzirá a taxa básica de juros em 25 pontos-base, para 3,75%, em uma reunião marcada para 8 de junho, informou o El Comercio.

* O índice geral de inadimplência para o setor bancário do Peru se manteve em 3,06% no final de abril, quase inalterado em relação a março, informou o El Comercio, citando a associação bancária local Asbanc.

* O Banco Mundial reduziu sua previsão de crescimento do PIB da Colômbia em 2017 de 2,5% para 2%, citando a incerteza acerca de recentes políticas do governo e riscos relacionados às novas restrições ao comércio, informou o El Tiempo.

* O Banco Falabella SA, com sede na Colômbia, começou a usar um robô de inteligência artificial para responder a perguntas dos clientes, reduzindo significativamente o tempo médio para resolver consultas, informou o La República, citando Hárold Martínez, gerente de Inovação e Desenvolvimento do banco.

CONE SUL

* A DBRS confirmou as notas de emissor de longo prazo em moeda estrangeira e local da Argentina em B e B (alta), respectivamente, e as notas de emissor de longo curto em moeda estrangeira e local em R-4. A agência de classificação de risco observou que as autoridades locais estão fazendo progresso substancial na agenda de uma reforma e que a economia parece ter saído da recessão.

* A EVERTEC Inc. anunciou ter recebido aprovação regulatória nos EUA para a aquisição do EFT Group por cerca de 26,92 bilhões de pesos chilenos. O ETF Group, com sede no Chile, é conhecido comercialmente como PayGroup, uma empresa de software e processamento de pagamentos que opera em toda a América Latina.

* A Sociedad de Inversiones Norte Sur S.A. anunciou a renúncia de Pablo Castillo Prado ao cargo de diretor da empresa.

* Duas facções dentro do partido chileno Nueva Mayoria planejam indicar candidatos diferentes para as eleições presidenciais marcadas para novembro, e a divisão pode facilitar a volta do ex-presidente Sebastián Piñera à presidência, informou a Bloomberg News.

* O banco central da Argentina anunciou novas regras mais rigorosas para credores locais a fim de impedir a lavagem de dinheiro, informou o La Nación. As regras exigirão que os bancos segmentem seus clientes com base no risco percebido e inteirem-se mais dos negócios dos clientes.

* O crédito para o setor privado da Argentina cresceu 36,62% no comparativo anual em maio, impulsionado por um aumento de 50% nos empréstimos pessoais e pelo forte crescimento no financiamento corporativo com denominação em dólar, informou o El Cronista.

* O banco central do Chile declarou que as novas regras, que exigem que bancos e sindicatos cheguem a um acordo sobre o nível mínimo de serviço a ser mantido caso os funcionários decidam entrar em greve, devem ser estendidas a outras instituições financeiras, como gestoras de fundos de pensão e seguradoras, informou o Diario Financiero. Isso ajudará a preservar a estabilidade do sistema financeiro do país em caso de greve, argumentou o banco central.

PANORAMA DA AMÉRICA LATINA

* A Colômbia teve um crescimento anual de 6,3% nos prêmios de seguro em 2016, enquanto os prêmios de resseguro subiram 15,2%, de acordo com o último relatório Terra Report publicado pela Terra Brasis Resseguros S.A.. No Peru, o crescimento dos prêmios de seguro atingiu 5,8% em 2016, enquanto os prêmios de resseguro no Equador tiveram queda de 5,5% no comparativo anual.

A S&P Global Inc. adquire S&P Global Ratings e S&P Global Market Intelligence.

Helen Popper contribuiu para esse artigo.

The Daily Dose tem um prazo editorial de 8 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.