trending Market Intelligence /marketintelligence/en/news-insights/trending/uVFI-LiCOy-qyPW-OLT31g2 content esgSubNav
In This List

Investa Bank vende corretora; Chile reduz previsão de crescimento para 2017

Blog

Latin American and Caribbean Market Considerations Blog Series: Focus on LGD

BLOG

Banking Essentials Newsletter: June Edition

Case Study

กรณีศึกษา A Bank Takes its Project Finance Assessments to a New Level

Blog

Fintech Intelligence Digital Newsletter: May 2021


Investa Bank vende corretora; Chile reduz previsão de crescimento para 2017

* A comissão mexicana de bancos e valores CNBV aprovou um acordo para o Grupo Bursametrica adquirir a bolsa de valores Casa de Bolsa Dumbarton do Investa Bank SA Institución de Banca Múltiple, informou o Milenio. A Dumbarton foi fundada no ano 2000, mas nunca iniciou suas operações. O Bursametrica injetará 200 milhões de pesos mexicanos para colocar a empresa em atividade até agosto.

* O Banco Central de Chile reduziu para 1% a 2% sua previsão de crescimento do PIB em 2017, que era de 1,5% a 2,5%, informou a Reuters. "Dados recentes sugerem que a velocidade da recuperação do crescimento será menor que a esperada", declarou o banco central em um relatório trimestral de política monetária.

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

* As seguradoras do México fecharam 2016 com um lucro acumulado de 38,68 bilhões de pesos mexicanos, 86% acima dos 21,21 bilhões de 2015. A Moody's declarou que esse aumento nos lucros foi motivado, em grande parte, pelos novos padrões Solvência II adotados pelo setor em janeiro de 2016, mas não há expectativa de que se repita.

* A Fitch Ratings publicou a nota BBB- de inadimplência de emissor de longo prazo do Grupo ASSA SA, com uma perspectiva negativa e atribuiu notas F3 de inadimplência de curto prazo e "bbb-" de viabilidade. As notas de inadimplência do grupo refletem, sobretudo, o perfil de crédito de sua principal subsidiária, a ASSA Compania Tenedora S.A., que é a maior contribuinte para a receita líquida da controladora e também a maior fonte de dividendos em dinheiro.

* A S&P Global Ratings manteve as notas do Investa Bank SA Institución de Banca Múltiple em CreditWatch negativo devido a uma investigação conduzida por autoridades dos Estaosd Unidos a repeito de lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

* O Banco Industrial SA, da Guatemala, obteve uma linha de crédito de 30 milhões de dólares do Export-Import Bank of Korea, informou o El Periodico. O empréstimo vai financiar operações de comércio internacional de empresas guatemaltecas e sul-coreanas.

* O Banco Centroamericano de Integración Económica e o Export-Import Bank of Korea assinaram uma extensão de 200 milhões de dólares adicionais para um acordo de estruturação de crédito à exportação, que agora totaliza 300 milhões de dólares.

* Juan Carlos Baker, subsecretário de Comércio Exterior do México, disse que o país e a União Europeia estão trabalhando para finalizar um novo acordo de livre comércio em 2017 que será importantíssimo para o México, informou a Reuters.

BRASIL

* O sistema financeiro brasileiro tem resistido durante a crise financeira e os riscos do país no curto e médio prazo melhoraram, declarou o Banco Central em seu último relatório de estabilidade financeira. O Banco Central prevê que o crédito continue a diminuir no curto prazo, mas também acredita que o sistema bancário está preparado para esse cenário e será capaz de se ajustar a maior risco.

* O Morgan Stanley e o Banco Bradesco BBI S.A. lideraram as listas de fusões e aquisições no primeiro trimestre, ajudados por sua atividade de consultoria na reestruturação corporativa de 21 bilhões de dólares da Vale, produtora de minério de ferro, de acordo com dados da Thomson Reuters.

* O Brasil registrou um superávit comercial de 7,1 bilhões de dólares em março, com as exportações chegando a 12,9 bilhões, informou a Reuters, citando dados do governo.

* Graças à popularidade crescente dos serviços bancários online no Brasil, os bancos locais terão mais facilidade para fechar agências, reduzindo assim o número de funcionários e os custos administrativos, informou o Diário Comércio Indústria & Serviços. Os maiores bancos do país devem desativar mais de 500 agências em 2017, um aumento em relação aos 215 fechamentos em 2016.

* Quatro dos maiores bancos do Brasil — Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil SA, Banco Bradesco SA e Itaú Unibanco Holding SA — respondem por 79% do mercado de crédito do país, informou a Folha de S. Paulo, citando o último relatório de estabilidade financeira do Banco Central. O Diário Comércio Indústria & Serviços, por sua vez, informou que o índice de liquidez do sistema financeiro brasileiro subiu de 2,10 em junho de 2016, para 2,36 em dezembro.

* Anthero Meirelles, um dos diretores do Banco Central do Brasil, disse que a exposição do sistema financeiro aos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás, que se passam por dificuldades financeiras, é de cerca de 49,8 bilhões de reais, o que significa que os bancos têm uma necessidade de capital de 9,5 bilhões contra aquela exposição, informou o Diário Comércio Indústria & Serviços.

REGIÃO ANDINA

* O ministro das Relações Exteriores do México Luis Videgaray criticou o cancelamento de uma reunião da Organização dos Estados Americanos em que os membros discutiriam a tensão política na Venezuela, informou a Reuters. Videgaray responsabilizou a Bolívia pela decisão "unilateral" e "arbitrária" de pedir a suspensão. A Bolívia, aliada do governo venezuelano, assumiu uma cadeira no conselho permanente da organização em 3 de abril.

* Investidores que compraram títulos equatorianos em dólares na esperança que o ex-banqueiro Guillermo Lasso vencesse as eleições presidenciais do país começaram a se desfazer dos papéis em 3 de abril, depois que o rival Lenin Moreno, com inclinações esquerdistas, reivindicou a vitória. Lasso exigiu uma recontagem, embora a Organização dos Estados Americanos alegue que observadores internacionais não encontraram provas de fraude eleitoral, informou o The Wall Street Journal.

* O bloco comercial Mercosul aplicou sua chamada cláusula democrática à Venezuela após uma tentativa de a Suprema Corte assumir os poderes do Congresso, informou o El Economista, citando a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra. O Mercosul exigiu que o governo venezuelano restabeleça a separação dos poderes e defina uma agenda para eleições.

* Carlos Mauricio Iriarte, ex-governador da província colombiana de Huila, foi indicado para assumir a vice-presidência do Banco Agrario de Colombia SA, informou o El Tiempo. O presidente do banco, Luis Enrique Dussán, disse que a decisão final ainda não foi tomada, e a reportagem ressaltou que alguns membros do conselho administrativo se opõem à nomeação de um político para o cargo.

* O presidente do Banco Colpatria Multibanca Colpatria SA, Santiago Perdomo, disse que a decisão de eliminar tarifas sobre contas de poupança, tomada há um ano, ajudou a empresa a angariar 500.000 novos clientes, informou o La República.

* O total de moeda local em circulação na Venezuela atingiu 13,3 trilhões de bolívares em 24 de março, 202,9% superior ao volume de um ano atrás, informou a Reuters, citando dados do banco central. Isso marca o aumento mais rápido na massa monetária desde 1940, quando os registros começaram.

CONE SUL

* A Moody's retirou as notas Ba3 de solidez financeira global de seguros em moeda local e Aaa.ar em escala nacional da Chubb Argentina de Seguros S.A.. A decisão veio após a aprovação regulatória da fusão das subsidiárias da ACE e da Chubb na Argentina.

* Milhares de paraguaios fizeram um protesto pacífico diante do Congresso em 3 de abril em oposição a uma decisão do Senado que permite que o presidente Horacio Cartes tente a reeleição, informou a Reuters. A decisão ainda precisa ser ratificada pela Câmara dos Deputados.

* Federico Sturzenegger, o presidente do banco central da Argentina, reafirmou a estratégia do banco de manter as taxas de juros no nível atual até que a tendência de queda da inflação se confirme, informou o La Nación.

* A MasterCard está se preparando para lançar uma rede de cartões de crédito em parceria com a empresa chilena de serviços de pagamento Multicaja para competir com o Transbank S.A., que atualmente domina o mercado no Chile, informou o Pulso. A rede deve entrar em operação no terceiro ou quarto trimestre.

PANORAMA DA AMÉRICA LATINA

* O Inter-American Development Bank disse que os países da América Latina e do Caribe precisam avançar decisivamente para uma área de comércio regional mais integrada, informou o El Capital Financiero. Isso ajudaria a impulsionar as exportações e encorajaria as empresas a aumentar a produtividade, ressaltou o banco.

* A bolsa de valores integrada da América Latina MILA, que agrupa México, Chile, Colômbia e Peru, planeja lançar no final de 2017 um índice sustentável em parceria com a S&P Dow Jones Indices, a International Finance Corp. e a RobecoSAM, informou o El Economista.

A S&P Global Inc. adquire S&P Global Ratings e S&P Global Market Intelligence.

Helen Popper contribuiu para esse artigo.

The Daily Dose tem um prazo editorial de 8:00 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.