trending Market Intelligence /marketintelligence/en/news-insights/trending/6Tmrn9Gk_RvNiWUoaeWDlg2 content esgSubNav
Log in to other products

 /


Looking for more?

Contact Us
In This List

Lucro do Santander Chile cresce 30% no 4º trim

Blog

Banking Essentials Newsletter: May Edition

Podcast

Street Talk Episode 76: Record pace of fintech M&A, funding in Q1'21 has legs

Street Talk – Episode 76: Record pace of fintech M&A, funding in Q1'21 has legs

Fintech Intelligence Digital Newsletter: April 2021


Lucro do Santander Chile cresce 30% no 4º trim

* O Banco Santander Chile registrou receita líquida atribuível aos acionistas de cerca de 108,63 bilhões de pesos chilenos no quarto trimestre de 2016, um aumento de 29,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida total do banco em 2016 chegou a 472,35 bilhões de pesos.

* María Mercedes Gómez deixará, em 1º de abril, o cargo de CEO do Banco de las Microfinanzas - Bancamía SA, da Colômbia, após oito anos na presidência da instituição, informou o La República.

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

* Gestores de ativos do México estão exigindo alterações nas práticas de governança corporativa do país para aumentar a confiança dos investidores, informou o Financial Times. Entre outras mudanças, os gestores querem que empresas listadas em bolsa comuniquem reuniões de acionistas com pelo menos um mês de antecedência, em comparação com o período atual de duas semanas.

* Agustin Carstens, o presidente do banco central do México, disse que o peso mexicano deve se valorizar se as negociações entre o México e os Estados Unidos "trouxerem mais clareza e certeza", informou a Reuters, citando uma entrevista que ele deu a um jornal alemão. "Do nosso ponto de vista, o peso está claramente desvalorizado frente ao dólar. Os mercados tiveram uma reação exagerada", comentou.

* O ministro da Fazenda do México José Antonio Meade disse que seu governo trabalhará para preservar o fluxo livre de remessas de dinheiro, informou a Reuters. A equipe do presidente americano Donald Trump declarou que restringir as remessas para o México é uma forma de forçar o país a pagar pelo muro proposto na fronteira.

* O setor de seguros da Costa Rica teve um aumento de 16% na receita de prêmios em 2016 em relação ao ano anterior, informou o El Financiero, citando dados regulatórios. Em 2015, a receita de prêmios do setor sofreu queda de 9,4% ao ano.

* Os empréstimos bancários no México devem perder força em 2017 em meio a uma desaceleração econômica e ao aumento da inflação, informou o El Economista, citando Gabriel Casillas, economista-chefe do Grupo Financiero Banorte S.A.B. de C.V.. A carteira de empréstimos do Banorte cresceu 14% ao ano em 2016.

BRASIL

* O conselho monetário brasileiro aprovou uma resolução que divide o sistema financeiro do país em cinco grupos para fins de aplicação de regulação prudencial. A decisão separa instituições de acordo com o tamanho, atividade internacional e perfil de risco. "A medida torna a regulação mais compatível com o porte e o perfil de risco de cada instituição financeira... com maior eficiência e custos de compliance mais baixos", declarou o Banco Central do Brasil.

* A demanda por crédito ao consumidor no Brasil sofreu queda de 10,5% em 2016 e atingiu o nível mais baixo desde 2010, segundo a Boa Vista SCPC. Altas taxas de juros, receitas reais negativas e alto índice de desemprego, entre outros fatores, provocaram maior cautela e relutância ao consumo doméstico, observou a empresa de pesquisa de crédito.

* A operadora brasileira de cartões de crédito e débito Cielo S.A. divulgou receita líquida atribuída aos proprietários da empresa de cerca de 1,01 bilhão de reais no quarto trimestre de 2016, um aumento de 18,6% em relação aos 852,7 milhões de reais registrados no mesmo período do ano anterior. A receita financeira aumentou 30,3% no comparativo anual, para 387,6 milhões de reais.

* O número dos pedidos de falência de grandes empresas brasileiras deve ter um novo aumento em 2017, já que o país continua a enfrentar condições difíceis de crédito e uma recessão severa, informou a Reuters, citando banqueiros e advogados.

* O governo central do Brasil registrou um déficit primário do orçamento de cerca de 154,26 de reais em 2016, um resultado que o ministro da Fazenda Henrique Meirelles considerou melhor que o esperado, informou a Reuters.

* Bancos online que oferecem serviços por celular no Brasil estão se tornando mais populares que os credores tradicionais devido a seus custos relativamente mais baixos e a um atendimento eficiente aos clientes, informou o Valor Econômico, citando um estudo realizado pela CVA Solutions.

* Ilan Goldfajn, o presidente do Banco Central do Brasil, declarou que há espaço para o banco reduzir ainda mais os custos do crédito à medida que a inflação continuar a cair, informou o Pulso. Em uma entrevista, Goldfajn disse que a economia brasileira está mostrando sinais de recuperação e que não há risco de outro ano de recessão. Em separado, o banco central lançou uma consulta pública sobre a emissão de letras imobiliárias garantidas, ou LIGs, e prevê que os títulos podem chegar ao mercado até o final do primeiro semestre, informou a Reuters.

REGIÃO ANDINA

* A Financiera Confianza SA anunciou que sua diretoria aprovou uma oferta de certificados de depósito negociáveis de um ano no valor de 20 milhões de soles peruanos, podendo chegar a 25 milhões.

* O presidente colombiano Juan Manuel Santos indicará dois novos membros do banco central do país nas próximas semanas, informou a Reuters. No início de janeiro, o banco central deixou sua taxa de juros de referência inalterada em 7,5% em uma votação apertada.

* Em busca de inovação por meio de tecnologia, o Banco de Crédito del Perú entrou no consórcio internacional blockchain R3, informou o El Comercio. A empresa é o primeiro banco latino-americano, fora do Brasil, a ingressar no consórcio, que tem mais de 70 membros.

CONE SUL

* O Banco de Chile registrou em 2016 receita líquida atribuível aos proprietários de 552,25 bilhões de pesos chilenos, o que representa uma queda de cerca de 1,2% em relação aos 559 bilhões de pesos em 2015. A receita líquida do banco no quarto trimestre de 2016 totalizou 124,03 bilhões de pesos, uma queda de 11,5% no comparativo anual.

* O vice-gerente geral do HSBC Bank (Chile), Rodrigo Rossi Meersohn, deixou o cargo para assumir uma nova função no HSBC Bank Argentina S.A.. Andre Komander, CFO do HSBC Chile, substituirá Meersohn como vice-gerente geral.

* O Itaú CorpBanca anunciou que transferiu todas as suas ações da SMU Corp. SA, o que representa 51% do total de ações da empresa, para a Inversiones Monserrat SA. A SMU não é mais uma unidade do Itaú CorpBanca, declarou o banco.

* O Inter-American Development Bank planeja emitir em abril entre 150 milhões e 200 milhões de dólares em títulos no Paraguai, informou o La Nación, citando Eduardo Almeida, representante do banco no país. Os recursos da emissão serão usados para financiar projetos de longo prazo no país.

* O índice de inadimplência no setor bancário paraguaio atingiu 2,8% no final de dezembro de 2016, o que representa uma queda de 42 pontos-base em relação novembro, mas um aumento de 33 pontos-base no comparativo anual, informou o 5días, citando dados do banco central. A carteira geral do setor se manteve em cerca de 12,26 bilhões de dólares no final do ano passado, informou a publicação em nota separada.

Helen Popper contribuiu para esse artigo.

The Daily Dose tem um prazo editorial de 8 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.