trending Market Intelligence /marketintelligence/en/news-insights/trending/1f3uSFDs-85pWhwCymzXzw2 content
Log in to other products

Login to Market Intelligence Platform

 /


Looking for more?

Contact Us

Request a Demo

You're one step closer to unlocking our suite of comprehensive and robust tools.

Fill out the form so we can connect you to the right person.

If your company has a current subscription with S&P Global Market Intelligence, you can register as a new user for access to the platform(s) covered by your license at Market Intelligence platform or S&P Capital IQ.

  • First Name*
  • Last Name*
  • Business Email *
  • Phone *
  • Company Name *
  • City *
  • We generated a verification code for you

  • Enter verification Code here*

* Required

Thank you for your interest in S&P Global Market Intelligence! We noticed you've identified yourself as a student. Through existing partnerships with academic institutions around the globe, it's likely you already have access to our resources. Please contact your professors, library, or administrative staff to receive your student login.

At this time we are unable to offer free trials or product demonstrations directly to students. If you discover that our solutions are not available to you, we encourage you to advocate at your university for a best-in-class learning experience that will help you long after you've completed your degree. We apologize for any inconvenience this may cause.

In This List

BNDES tem novo CEO; Bancrédito venderá carteira de crédito comercial

StreetTalk – Episode 69: Banks left with pockets full of cash and few places to go

Street Talk – Episode 69: Banks left with pockets full of cash and few places to go

Infrastructure Issues: Tools to Dig Deep on Potential Risks

Street Talk Episode 68 - As many investors zig away from bank stocks, 2 vets in the space zag toward them


BNDES tem novo CEO; Bancrédito venderá carteira de crédito comercial

* Maria Silvia Bastos Marques renunciou à presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social depois de ter ocupado o cargo por aproximadamente um ano, citando razões pessoais. O governo brasileiro anunciou que o economista Paulo Rabello Castro, que preside a agência nacional de estatísticas IBGE, assumirá o cargo de novo CEO do banco estatal. Uma fonte do governo familiarizada com o assunto informou à Reuters que a saída de Maria Silvia não foi teve motivos políticos.

* O governo da Costa Rica anunciou que o credor estatal Banco Crédito Agrícola de Cartago encerrará as atividades de intermediação financeira e venderá sua carteira de crédito comercial como parte de um plano de reestruturação que visa a transformar a entidade em um banco de desenvolvimento, informou o El Financiero. Segundo o CEO Gerardo Porras, a empresa continuará a se concentrar em linhas rentáveis de negócios, tais como serviços de cobrança de impostos, informou a publicação separadamente.

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

* O governo do Panamá anunciou que implementará uma política mais rígida de imigração para pessoas provenientes da Venezuela, Colômbia e Nicarágua, informou a Reuters. O anúncio segue os recentes protestos de rua ocorridos no Panamá contra imigrantes que foram acusados de contribuir para a desordem no país.

* O Citibanamex espera que os empréstimos bancários cresçam quase 10% em 2017 no México, apesar do aumento significativo da inflação em maio, informou o El Economista.

* O Mizuho Bank Mexico S.A. assinou um memorando de entendimento com o Banco Nacional de Comercio Exterior S.N.C. Institución de Banca de Desarrollo que visa à cooperação comercial em financiamentos em moeda local. Sob o acordo, o Mizuho reforçará a estrutura de financiamento em moeda local para atender às necessidades de financiamento de curto prazo das empresas japonesas à medida que elas se expandem no México.

* Héctor Grisi Checa, CEO do Grupo Financiero Santander Mexico SAB de CV, disse que o banco está adotando a tecnologia financeira, e acrescentou que os bancos que não o fizerem ficarão para trás, informou o El Economista. O executivo observou que a controladora do banco investe 1,9 bilhão de euros anualmente em tecnologia em suas operações globais.

* O irmão e um dos filhos do presidente guatemalteco Jimmy Morales serão julgados por supostamente terem adulterado informações sobre posse de imóveis fornecidas ao registro de bens do país em 2013, informou a Reuters.

BRASIL

* A Fitch Ratings elevou a nota nacional de longo prazo do Banco Cooperativo do Brasil SA de AA-(bra) para AA(bra), e reavaliou a perspectiva do Banco Cooperativo Sicredi SA de negativa para estável.

* O Banco do Brasil SA informou que sua diretoria aprovou juros sobre o capital próprio, totalizando cerca de R$ 218,8 milhões, vinculados aos resultados do banco no segundo trimestre de 2017. O valor será pago em 30 de junho aos acionistas registrados em 12 de junho.

* O presidente do Brasil Michel Temer escolheu Torquato Jardim, que atuava como ministro da Transparência desde março, para ser o novo ministro da Justiça do país, informou a Reuters. Jardim substitui Osmar Serraglio, cuja nova nomeação como ministro da Transparência será anunciada em breve, segundo informação prestada à agência de notícias por uma fonte próxima de Temer.

* O Banco BTG Pactual SA informou que Persio Arida renunciará como diretor dos conselhos de administração do banco e do BTG Pactual Participations Ltd., para se concentrar em suas "metas intelectuais". Arida, que atuou como presidente do BTG até novembro de 2016, também venderá sua participação em ambas as empresas nos próximos meses.

* A Moody's mudou de estável para negativa a perspectiva da nota Ba2 de emissor do Brasil, refletindo as maiores incertezas quanto ao andamento das reformas após a recente instabilidade política e os riscos resultantes para a recuperação econômica do país.

* O Banco Safra SA lançou um novo dispositivo de processamento de pagamento com cartões, ingressando, assim, num mercado dominado por empresas muito maiores, informou o jornal O Estado de S.Paulo.

* A maioria dos analistas entrevistados pelo Valor Econômico acredita que o Banco Central do Brasil reduzirá o ritmo de cortes nas taxas de juros devido à intensificação da crise política do país. O Itaú Unibanco Holding SA espera que o Banco Central reduza a taxa básica em 1 ponto percentual em uma próxima reunião, em comparação com a previsão de corte anterior, que era de 1,25 ponto percentual, informou o Diário Comércio Indústria & Serviços.

REGIÃO ANDINA

* O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que o governo do Peru tem base fiscal suficiente para impulsionar o crescimento depois das fortes enchentes ocorridas nos últimos meses, tornando-o, assim, menos dependente de cortes nas taxas de juros. O Peru pode se dar ao luxo de aumentar o déficit orçamentário para atender às necessidades de reconstrução relacionadas com as enchentes, devido à sua prudência fiscal no passado e ao baixo endividamento, observou o FMI.

* O banco central da Colômbia reduziu a taxa básica de juros em 25 pontos-base, para 6,25%, citando o baixo crescimento e a contínua fraqueza da atividade econômica. A economia do país cresceu apenas 1,1% no primeiro trimestre de 2017, abaixo do crescimento projetado de 1,3% pelo banco central.

* O SBS, órgão regulador do Peru, aprovou a transferência do segmento de anuidade vitalícia da Mapfre Peru Compania de Seguros y Reaseguros S.A. para a Interseguro Compañía de Seguros SA. O acordo, que deve ser fechado em 1º de junho, é estruturado como uma "simples reorganização" que envolve a transferência de todos os ativos e passivos do segmento de anuidade vitalícia da Mapfre Peru, inclusive todos os direitos e obrigações.

* O Banesco Banco Universal C.A. informou ter nomeado Oscar Doval García como novo CEO do banco, substituindo Miguel Ángel Marcano Cartea, que continuará a atuar como um dos diretores no conselho da instituição.

* O Goldman Sachs Group Inc. comprou cerca de 2,8 bilhões de dólares em títulos venezuelanos que eram detidos pelo banco central do país, informou o The Wall Street Journal.

CONE SUL

* A DBRS confirmou as notas BBB (baixo), para emissor em moeda estrangeira e local de longo prazo, e R-2 (médio), para emissor em moeda estrangeira e local de curto prazo do Uruguai. As notas ponderam a solidez das instituições públicas do país, o conservadorismo na gestão da dívida e as amplas reservas externas com a flexibilidade fiscal limitada, as expectativas de inflação acima da meta e a exposição a eventos externos.

* A Caja Reaseguradora de Chile S.A. informou que sua diretoria nomeou Carlos Molina Zaldívar como novo presidente, e Daniel Quermia como vice-presidente. As nomeações ocorreram após a renúncia de Jaime Ríos Gómez-Lobo como presidente, em março.

* O Banco Columbia SA informou ter assinado um acordo para adquirir uma participação de 50% na empresa de leasing automotivo MSM Leasing por 653.524 pesos argentinos. O banco também concordou em aumentar o capital social da MSM em 20 milhões de pesos por meio de uma subscrição de ações.

* O Ministério da Fazenda da Argentina anunciou que o país registrou um déficit fiscal primário de 18,66 bilhões de pesos argentinos em abril, contra 18,18 bilhões de pesos no mês anterior, informou a Reuters.

* O Banco Macro SA informou que pretende realizar uma oferta primária global de ações ordinárias de classe B e ações depositárias americanas (ADS). A oferta consistirá na oferta de direito preferencial de ações ordinárias de classe B para os acionistas existentes na Argentina, na oferta de ações ordinárias de classe B na Argentina, bem como na oferta de ADS nos EUA. A oferta terá o valor definido no dia 12 de junho, ou próximo desta data, dependendo das condições de mercado.

Matthew Craze contribuiu para esse artigo.

The Daily Dose tem um prazo editorial de 8:00 am horário de São Paulo, e verifica as fontes de notícias publicadas em inglês, português e espanhol. Alguns links externos podem exigir uma assinatura.